
O rapper Oruam será indiciado por ligação com o Comando Vermelho, segundo anunciou nesta segunda-feira (22) o secretário de Polícia Civil do Rio de Janeiro, delegado Felipe Curi. A acusação inclui associação para o tráfico, resistência qualificada, dano ao patrimônio público e desacato. “Trata-se de um marginal faccionado, ligado à facção Comando Vermelho, e desafiando as autoridades de segurança pública a irem até lá para fazer a captura dele”, declarou Curi ao “Bom Dia Rio”.
A ação policial ocorreu após informações de que um menor de 17 anos, conhecido como Menor Piu, estaria na casa do cantor. Segundo Curi, o adolescente é um dos principais ladrões de carros do estado e atua como segurança do traficante Doca, líder do CV no Complexo da Penha. Quando os policiais tentaram cumprir o mandado, Oruam publicou nas redes: “Quem tiver de moto brota no Joá”, incitando a presença de aliados em sua residência.
URGENTE! 🚨
O Secretário da Polícia Civil, Felipe Curi, confirmou no ‘Bom Dia Rio’ que o rapper Oruam, está OFICIALMENTE indiciado por ASSOCIAÇÃO AO TRÁFICO DE DROGAS e ligação direta a facção Comando Vermelho! pic.twitter.com/2qd0DsypJQ
— renanzin leão xiv (@AiVerao) July 22, 2025
Durante a abordagem, o rapper passou a insultar os agentes. “Delegado da Civil! Ei, Moysés! Tu é czão! Filha da puta! Tá tudo gravado!”, gritou. Amigos de Oruam também agiram com violência, atirando pedras contra a viatura. Um policial foi atingido, e o menor chegou a escapar momentaneamente. A polícia entrou na residência e prendeu em flagrante um dos agressores.
Após o tumulto, Oruam postou novo vídeo afirmando que havia se refugiado no Complexo da Penha e que “mais de 20 viaturas” estiveram em sua casa. “O mesmo delegado que me prendeu… botou uma pistola na minha cara”, afirmou.
O delegado citado é Moysés Santana, da Delegacia de Repressão a Entorpecentes, que já havia conduzido a prisão do cantor em fevereiro.
NOTÍCIAS
O rapper Oruam se envolveu em uma confusão com Moisés Santana, delegado da Polícia Civil responsável pela sua última prisão.
Pelas redes sociais, o cantor pede ajuda dos fãs e afirma que sua casa está cercada de policiais. pic.twitter.com/dSCECb9wgX
— 🚨Notícias Rio N.t S.G 🚨 (@NotciasRio1) July 22, 2025
Oruam tá pedindo socorro nas redes sociais pq tem mais de 20 viaturas na porta de sua casa, tentando prendê-lo. pic.twitter.com/1SQhPIxzgV
— Lolla G 🌞🦂🍑 (@LollaBeatric) July 22, 2025
🚨AGORA: Oruam escapa da Polícia Civil, afirma que está indo para o Complexo da Penha e desafia as autoridades: “Eu sou filho do Marcinho VP”.
O pai do rapper é apontado como um dos líderes do Comando Vermelho (CV). pic.twitter.com/trY2zQBZVE
— CHOQUEI (@choquei) July 22, 2025
Oruam é o nome artístico de Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, filho de Marcinho VP, apontado como um dos chefes do Comando Vermelho, atualmente preso em presídio federal. O rapper ostenta tatuagens em homenagem ao pai e a Elias Maluco, outro traficante condenado. A polícia afirma que as atitudes recentes do cantor confirmam sua ligação direta com a facção.
A defesa de Oruam ainda não se manifestou.