Os 10 maiores guitarristas da história do rock: Ritchie Blackmore é o número 8

Atualizado em 29 de dezembro de 2012 às 16:00

Basta dizer que ele é o autor do incomparável riff de Smoke on the Water


Ritchie Blackmore é daqueles casos típicos de artista que você acha o máximo ou não vê a menor graça. Prova disso é que na lista da Rolling Stone, ele é 50º; na da Guitar World, 20º; na minha, 8º.

Mas um bom amigo meu dizia que contra fatos não há argumentos. Então vamos ao fato: Blackmore escreveu Smoke On The Water, música que tem o riff mais tocado na história. Aí então me ocorre aquela velha história – será que a humanidade inteira está errada? Ou são os críticos que estão?

Ritchie Blackmore

As letras do Deep Purple costumavam ser fracas em relação às dos grandes letristas da época. Lester Bangs, o grande crítico dos melhores anos da Rolling Stone, afirmou que as letras do álbum Machine Head, o grande clássico da banda, deixavam a desejar. Considerando que Bangs está certo (e me parece que sim), imagino que esta falha na obra do Deep Purple teria empurrado a importância de Ritchie Blackmore para baixo.

Mas isso não é problema nosso. Nós estamos falando de guitarristas, apenas de guitarristas. Sobre isso, o mesmo Lester afirmou “entre estes clássicos, não há nada que não seja música estupidamente boa”. E eu, humildemente, apertei o botãozinho de curtir.

Leia mais: Os 10 maiores guitarristas da história do rock. Angus Young é o nono.