Os 15 melhores filmes que você provavelmente não assistiu em 2012

Atualizado em 9 de fevereiro de 2013 às 18:57

Num ano marcado por blockbusters como Batman e 007, talvez eles passaram batido por você.

Apesar da boa qualidade, estes longas tiveram pouco distribuição e divulgação no Brasil

Tivemos um 2012 repleto de blockbusters. Alguns exemplos são Os Vingadores, Batman e Operação Skyfall, para ficar apenas em três nomes. É possível, então, que muitos filmes de qualidade menos famosos tenham passado batido por você. O que é compreensível. Afinal, eles não têm uma campanha de marketing igual à de seus primos ricos; ficam poucas semanas em cartaz; e são distribuídos para poucas salas de cinema no Brasil. É por conta disso que fizemos uma lista dos 15 melhores filmes que você — provavelmente — não assistiu em 2012.

15. Na Estrada

O último filme de Walter Salles pode não fazer jus à obra de Jack Kerouac, mas não deixa de retratar um dos maiores livros beat da história, examinando a fundo o movimento beatnik e sua geração.

14. 360

Mais um filme dirigido por um brasileiro, 360, último de Fernando Meirelles e baseado na peça A Ronda, é uma espécie de Babel mas, em vez de ter um foco político, examina relações, com a mesma dose de efeito dominó e teoria do caos do filme do mexicano Guillermo Iñarritu.

13. Procura-se um amigo para o fim do mundo

Em um ano como 2012, já era de se esperar que filmes com uma temática apocalíptica fossem lançados aos montes. Mas, diferente de produções que focam no terror do apocalipse, Procura-se um amigo se concentra nas relações humanas e neste fim de uma forma mais profunda, misturando comédia com drama como os melhores indies são capazes de fazer.

12. Febre do Rato

Um dos melhores filmes brasileiros do ano, o novo de Cláudio Assis examina a desordem de uma das grandes metrópoles brasileiras (Recife), mostrando a vida de um poeta que escreve num jornal-manifesto chamado Febre do Rato.

11. Ruby Sparks

A nova comédia indie dos diretores de Pequena Miss Sunshine mostra um jovem escritor tentando escrever seu segundo livro depois de ser considerado um gênio ao lançar seu primeiro romance. Ele acaba escrevendo uma personagem chamada Ruby, pela qual se apaixona, até perceber, para seu espanto, que ela criou vida.

10. Drive

Apesar de ter feito sucesso ganhando o prêmio de Melhor Direção no Festival de Cannes de 2011, Drive foi lançado no Brasil apenas em março do 2012. Fazendo homenagem aos grandes filmes b de perseguição, a história mostra um motorista sem nome que trabalha como dublê no cinema e se envolve com o crime para ganhar uns trocados a mais, contando com um elenco com nomes como Ryan Gosling, Bryan Cranston, Carey Mulligan e Christina Hendricks.

9. Deus da Carnificina

Mais um de nossa lista baseado em uma peça, o último de Polanski, que se passa inteiramente em um apartamento, é uma daquelas comédias que te faz pensar, com dois casais que entram em uma discussão que se torna cada vez mais ideológica por conta de uma briga entre seus filhos.

8. Jovens Adultos

Repetindo a dupla que fez sucesso em Juno, o diretor Jason Reitman, junto com a roteirista Diablo Cody, contam a história de uma ghost writer vivendo uma crise pós-divórcio e volta a sua cidade natal para o batizado da filha de seu namorado na época do colegial.

7. O Homem da Máfia

Em mais uma parceria entre o neo-zelandês Andrew Dominik (diretor de O Assassinato de Jesse James) e Brad Pitt, O Homem da Máfia é um filme sobre crime que tenta traçar paralelos com a sociedade americana, tendo como pano de fundo o colapso econômico de 2008.

6. Os Infratores

Último filme de John Hillcoat que conta com estrelas como Gary Oldman, Shia Labeouf, Tom Hardy e Jessica Chastain,  Os Infratores parece um western dirigido por alguém como Scorsese, mostrando bandidos atrás de bandido no período da proibição de venda de álcool nos Estados Unidos dos anos 20, com mafiosos como Al Capone no comando.

5. Shame

Em mais uma grande atuação de Michael Fassbender, injustamente ignorado no último Oscar, o filme conta uma história poucas vezes contada, sobre um ninfomaníaco que tem sua privacidade invadida e a ordem de sua vida destruída ao ter que abrigar sua irmã autodestrutiva, vivida por Carey Mulligan.

4. Eu receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios

Adaptação do romance de mesmo nome e um dos melhores filmes nacionais do ano, Eu Receberia as Piores Notícias conta a história de um triângulo amoroso entre um fotografo, uma ex-prostituta e um pastor agindo em defesa da comunidade na Amazônia sendo devastada.

3. As Vantagens de ser Invisível

Uma das maiores surpresas do ano e forte concorrente para Melhor Roteiro na próxima edição do Oscar, o filme conta a história de um adolescente depressivo tentando se adaptar à vida em uma nova escola – e conta com a sempre bem-vinda e linda Emma Watson.

2. Um Método Perigoso

Mais um da lista dos ignorados no Oscar, o último de David Cronenberg pode ser considerado seu mais reflexivo, mostrando as discordâncias e rivalidades entre Freud e Jung que, ao tentar criar seu novo método, entra numa perigosa relação com sua paciente.

1. Moonrise Kingdom

Outro provável destaque do Oscar 2013, Moonrise Kingdom, novo filme do diretor Wes Anderson, mereceu ser o primeiro em nossa lista – mesmo utilizando elementos que já são grandes marcas de seu cinema, Anderson continua nos surpreendendo. Dessa vez, conta a história de um menino e uma menina que vêm de famílias desajustadas e decidem fugir juntos, se apaixonando no decorrer da trama. A história conta com o humor esquisito peculiar dos filmes do diretor e, mais uma vez, a partir de personagens excêntricos e momentos fantásticos, consegue extrair algo humano e bonito nas relações. Um dos melhores filmes do ano, sem sombra de dúvida.