Os 5 melhores filmes de futebol

Atualizado em 16 de março de 2013 às 8:57
Maldito FC conta a ascensão e queda do mais controverso técnico da história do futebol inglês

A solução para ter alguma emoção com o futebol? Assistir a um bom filme sobre o tema. Aqui vão nossas cinco sugestões:

5. À procura de Eric

Eric é um carteiro que vive no norte da Inglaterra e está confrontando vários problemas em sua vida. Por ter que cuidar de sua neta, começa a ter contato com a ex-mulher e seu eterno amor, a quem abandonou quando soube que teriam uma filha. Ao mesmo tempo, seu enteado tem estado na companhia de maus elementos. Nesses momentos em que precisa de uma ajuda praticamente sobrenatural, Eric começa a ter visões de seu xará e ídolo de Manchester United, Eric Cantona, que passa a ajuda-lo a enfrentar e superar seus problemas.

4. O ano em que meus pais saíram de férias

Ninguém melhor para falar de futebol do que brasileiro, certo? O filme de Cao Hamburger conta a história de Mauro, um menino de 12 anos, filho de ativistas políticos em plena ditadura militar que são obrigados a deixar o país. A trama foca no amadurecimento de Mauro no período em que fica no Brasil (primeiro aos cuidados de seu avô, que morre, e depois de seus vizinhos) enquanto acompanha, apaixonadamente, a Copa do Mundo de 1970. Foi escolhido pelo Ministério da Cultura para representar o Brasil na categoria de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2007.

3. Febre de Bola

Baseado no livro de Nick Hornby – e roteirizado pelo próprio – o filme estrelado por Colin Firth mostra a paixão de um torcedor do Arsenal e a decisão que tem que tomar entre seu time e sua família. Pode parecer uma dúvida besta, mas quando você passa a entender que a paixão do protagonista pelos Gunners se deu quando seus pais se separaram e o clube está prestes a vencer o primeiro título em 18 anos, não há como não se identificar.

2. O Segredo dos Seus Olhos

Lembra quando disse que ninguém pode falar melhor de futebol do que brasileiro? Errado. Os argentinos também mandam muito bem. Apesar de futebol não ser o tema central de O Segredo dos Seus Olhos, a possível resposta para um assassinato que aconteceu há muitos anos sempre envolve a paixão do protagonista por seu time, o Racing. Nada explica melhor o amor que um torcedor sente por seu clube do que o plano-sequência que acontece na cena no estádio de futebol do time de Avellaneda, arrepiante. Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2011.

1. Maldito Futebol Clube

A trama é sobre um dos maiores treinadores da história da Inglaterra: Brian Clough. O que é interessante em Maldito Futebol Clube é que o filme foca no período mais turbulento de sua carreira – a ascensão com o Derby County e a obsessão com o Leeds United e seu treinador e maior ídolo, Don Revie. Don é então contratado para comandar a Seleção Inglesa, causando ainda maior inveja em Clough que, por sua vez, passa a treinar o Leeds. A ambição de Brian, ruptura com seu fiel assistente e a convivência com a rejeição de seus novos jogadores trazem os momentos de maior tensão da trama. Apesar de fracassar no Leeds (o que já fica claro desde o começo do filme), Brian Clough viria a ser bicampeão europeu pelo Nottingham Forrest. O filme é dirigido por Tom Hooper, vencedor do Oscar de Melhor Direção por O Discurso do Rei.