Os chefões não podem escapar de novo. Por Moisés Mendes

Atualizado em 10 de novembro de 2022 às 6:19
Protestos antidemocráticos. Foto: Reprodução

Por Moisés Mendes

Os guardas das esquinas sabem quem organiza e financia os patriotas golpistas das estradas e do entorno dos quartéis em Alegrete, Jaú, Casca, Brusque, Imbituva, Cruz das Almas, Jaboticabal, Ipatinga.

Guardas, amigos dos guardas, clientes dos guardas e ladrões afugentados pelos guardas sabem quem são os líderes endinheirados fomentadores do golpe em Mombaça, Ijuí, Lucas do Rio Verde, Palotina, Santiago e Joaçaba.

Eles sabem quem ajudou a organizar as listas com nomes de lojas, donos de empresas, advogados, médicos, dentistas, eletricistas e prestadores de qualquer tipo de serviço que, por serem ligados ao ‘comunismo’, devem ser sabotados pela extrema direita.

Em todas as cidades pequenas e médias, até os gatos de rua sabem quem se envolveu ou ainda se envolve na tentativa de golpe, não como bucha, grudado no para-brisa de um caminhão, mas como mandante incitador, por ter poder econômico e político.

Sabem, mas teriam de provar. E investigar e provar crimes são tarefas para a polícia e o Ministério Público.

Essa é a etapa mais desafiadora do enfrentamento da tentativa de golpe. O sistema de Justiça terá de funcionar na plenitude para obter provas e denunciar os chefes.

Procuradores-gerais de Justiça dos Ministérios Públicos de São Paulo, Santa Catarina e Espírito Santo já disseram ao ministro Alexandre de Moraes que têm informações, e não só suspeitas, sobre os financiadores das arruaças.

O chefe do MP de Santa Catarina, Fernando Comin, foi mais específico e disse publicamente, em entrevista, que pelo menos 12 empresários e agentes públicos foram identificados como financiadores e organizadores dos bloqueios nas estradas do Estado.

Mas como identificar, enquadrar e denunciar o grande empresário patrocinador dos bloqueios e das redes de fake news, se ele geralmente age na retaguarda?

E se, mesmo com provas de envolvimento até de veículos da empresa, o dono empurrar a culpa para um preposto?

O nome do grandão não deve aparecer nas transferências de dinheiro via PIX. Essa é uma tarefa para os subalternos.

Contrabandistas, sonegadores e envolvidos em lavagem de dinheiro quase sempre escapam do cerco do Ministério Público.

Os milionários que financiam o golpe e chegam a fazer lives e a se expor em locais públicos em defesa dos atos fascistas não temem o MP. Porque o histórico é o da impunidade.

Mas os guardas de esquina de cidades médias e pequenas sabem quem são eles. Poucos desses financiadores foram para as estradas e nenhum, pelo que se sabe, cometeu a ousadia de aparecer no entorno dos quartéis.

Eles são parte das atividades da extrema direita desde a eleição de 2018 e foram acusados nas ações que tramitaram no TSE contra a chapa Bolsonaro-Mourão.

Todos escaparam, de Bolsonaro aos financiadores das milícias que disseminavam notícias falsas e difamações. Mas o TSE e o Supremo podem se reabilitar.

A fábrica de fake news e os organizadores dos atos antidemocráticos, articulados no gabinete do ódio, são parte da mesma engrenagem que acionou agora os bloqueios nas rodovias e as aglomerações nos quartéis. Estão ativos porque estão impunes.

Pegar o bagrinho, o chinelão empurrado para a caçada aos comunistas, não resolve. Podem pegar uma dúzia de caminhoneiros e tios do zap e assustar o resto por uns dias.

Sem pegar os chefões, a estrutura criminosa, na definição do próprio MP, será mantida e estará pronta a voltar a agir, como faz há mais de quatro anos.

O guardinha de Itaqui sabe que os homens do dinheiro, os que incitam e comandam, por motivação econômica disfarçada de ideologia, são mais importantes do que operadores que vivem no mundo da Terra plana.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link