Os destaques do Festival de Sundance

Atualizado em 3 de fevereiro de 2013 às 9:50

Uma seleção com 10 ótimos filmes apresentados nesta edição do prêmio, o maior do cinema independente americano.

Legenda
Robert Redford é o presidente do evento

O Festival de Sundance, um dos mais prestigiados do cinema, terminou esta semana. Com Robert Redford como presidente, o objetivo do evento é prestigiar os filmes independente dos Estados Unidos – e poder se vangloriar de ter descoberto grandes talentos da indústria. Foi no Sundance que estrearam longas como Cães de Aluguel, Boogie Nights, Réquiem Para Um Sonho e, mais recentemente, Pequena Miss Sunshine, Obrigado por Fumar e o seu último vencedor, Indomável Sonhadora, que concorre ao Oscar de melhor filme em 2013.

Entre os cineastas que tiveram a carreira catapultada em Sundance estão David O. Russell, Darren Aronofsky, Paul Thomas Anderson e Quentin Tarantino, para citar alguns exemplos. Assim, o festival é sempre aguardado com muita expectativa, pronto para trazer grandes surpresas do ano. Por isso, decidimos fazer uma lista com os 10 maiores destaques desta edição do prêmio, em nossa opinião.

Ain’t Them Bodies Saint?

aint-them-bodies-saints-rooney-mara-casey-affleck

O primeiro longa do diretor David Lowery (que ganhou o prêmio em Sundance com seu último curta, dois anos atrás) reúne um grande elenco, com nomes como Casey Affleck, Rooney Mara e Ben Foster. A trama conta a história de um casal jovem formado por Bob e Ruth. Eles se reencontram quando Bob foge do presídio, quatro anos após ser preso por cometer uma série de crimes. O filme parece uma mistura de Terra de Ninguém com Bonny & Clide.

Big Sur

O movimento beat, encabeçado pelos poetas Jack Kerouac e Allen Ginsberg, que influenciaria artistas como Bob Dylan, tem sido disputado pelos cineastas nos Estados Unidos. Essa adaptação de um dos maiores livros do escritor – e, como sempre, bastante autobiográfica – mostra um Kerouac mais velho lidando com seu alcoolismo e sofrendo uma decadência física e mental. O elenco conta com Josh Lucas e Kate Bosworth. A banda The National fica encarregada da trilha sonora.

Don Jon’s Addiction

H

O primeiro longa dirigido e escrito por Joseph Gordon-Levitt é a típica comédia dramática indie, que conta a história de um viciado em filmes pornô que não consegue ter uma relação séria com ninguém. O elenco conta com Scarlett Johansson e Julianne Moore, além de ter Joseph vivendo o personagem principal.

The East

Brit Marling e e Zal Batmanglij, cineastas que fizeram A Outra Terra, trazem este thriller que conta a história de uma mulher que é contratada por uma empresa para se infiltrar num grupo eco-terrorista. O elenco tem Alexander Skaarsgard e Ellen Page.

In a World

13027-1

O primeiro longa dirigido pela atriz Lake Bell mostra uma mulher tentando seguir os passos do pai e trabalhar como narradora de trailers de filmes hollywoodianos. Apesar da trama parecer um simples drama sobre relações de família, o mercado da indústria de voice overs no cinema americano nunca foi muito explorado em filmes – e o roteiro acabou recebendo prêmio no festival.

Kill Your Darlings

first-look-kill-your-darlings-cropped

O filme conta quando os poetas Allen Ginsberg, William Burroughs e Jack Kerouac se conheceram na faculdade de Columbia, no que seria o início do movimento beat. Será esse filme uma espécie de Na Estrada: Primeira Classe? Brincadeiras a parte, a história promete, e o elenco possui talentos como Daniel Radcliffe, Ben Foster, Elizabeth Olsen e Michael C. Hall.

Lovelace

O esperado Lovelace conta a história de como Linda Lovelace, a atriz de Garganta Profunda, sofreu abusos de seu marido/agente para se tornar uma estrela pornô. Amanda Seyfried vive Lovelace e Peter Sarsgaard seu marido. Sharon Stone, Adam Brody e Juno Temple se juntam a eles no elenco.

Mud

Não podemos considerar Mud um filme inédito, já que o longa competiu para a Palma de Ouro em Cannes, no ano passado – mas ainda assim merece destaque. Tido por muitos como “a ressurreição de Mathew McCounaghey”, o novo filme de Jeff Nichols (diretor de O Abrigo) mostra um fora-da-lei que cria uma improvável amizade com um garoto de 14 anos, que está decidido a ajuda-lo a fugir dos caçadores de recompensa para encontrar sua alma gêmea em outra cidade, vivida por Reese Witherspoon.

The Spectacular Now

The Spectacular Now

Esse é o retorno dos roteiristas Scott Neustadter e Michael H. Weber, dupla que escreveu 500 Dias com Ela, sucesso da edição de 2009 do festival. A história de amadurecimento mostra um aluno com problemas de abuso de álcool se envolvendo com uma menina isolada por seus colegas de sala. O filme reúne dois jovens talentos: Miles Teller, de Reencontrando a Felicidade, e Shailene Woodley, de Os Descendentes – que ganharam o prêmio no festival por melhor atuação. Seria esse As Vantagens de Ser Invisível de 2013?

Stoker

A tão esperada estreia no cinema americano de Park Chan-wook, diretor de Oldboy, enfim chegou. A trama mostra uma jovem que recentemente perdeu o pai e sua instável mãe recebendo um tio distante em sua casa. Há quem compare o tom do filme com o de Cisne Negro. Stoker, que recebeu no Brasil o nome de Segredos de Sangue, já tem data de lançamento no país, marcada para 3 de maio.

Fruitvale

Fruitvale

Deixamos por último o grande vencedor do festival, que levou o prêmio de crítica e público – Fruitvale. Baseado em fatos reais, o longa mostra os desencontros de um jovem no último dia de 2008 ambientado em Fruitvale, região na baía de Oakland, na Califórnia.