Os dez maiores guitarristas da história do rock

Atualizado em 29 de dezembro de 2012 às 16:04

O décimo da nossa lista é Pete Towshend, o inventor da figura do guitar hero


Quando me encomendaram uma lista com os 10 maiores guitarristas do mundo, já sabia que seria pouco. Muita gente boa já se apresentou com uma guitarra na mão.
A primeira coisa que fiz foi pesquisar outras listas, para não correr o risco de deixar alguém de fora por esquecer ou não conhecer. E determinei um padrão para a minha, que foi feita assim: escolhi 50 guitarristas de ponta que poderiam estar entre os 10 maiores; apenas um brasileiro, Sergio Dias. Então atribuí notas aos seguintes critérios: beleza, criatividade, personalidade, técnica e influência. Cada um vale 10 pontos; criatividade e personalidade valem o dobro.
Em cada um destes quesitos, havia uma referência (que não garantiram a presença de ninguém no Top 10): Jimi Hendrix (influência), Jimmy Page (criatividade), Brian May (técnica), David Gilmour (beleza), Keith Richards (personalidade). Eu pensava “se Keith Richars é 10, quanto é o Fulano?”
Vejamos um exemplo: Carlos Santana, que não passou na nota de corte, recebeu influência 8, criatividade 8 (16), técnica 7, beleza 7, personalidade 9 (18). Total 56.
Um jornalista do El Hombre e outro do Diário também deram suas notas. Elas serviram para checar se eu estava louco. Aparentemente, estou quase são.
O debate está aberto para os leitores do Diário. E vamos ao que interessa:

Pete Towshend

#10: Pete Towshend
O gênio do The Who tem a mão direita mais poderosa da história. Seus riffs são enérgicos sem perder a beleza, e são sonicamente pesados sem perder delicadeza harmônica.
Townshend foi um guitarrista de altíssima relevância e influência. É clara a presença de The Who em 9 de 10 artistas da última onda indie rock dos anos 2000 e em, sei lá, metade de todo o resto. Caras como Alex Lifeson, guitarrista do Rush, que aparentemente tem estilo bastante diferente, deu declarações afirmando que Pete foi uma influência enorme para ele. Até Jimi Hendrix, amplamente considerado o maior gênio da guitarra, declarou ter sido inspirado por Townshend.
Outro fator interessante é o quanto Pete é determinante na sonoridade do The Who. Sem sua guitarra, seria uma banda totalmente diferente – o que não é verdade em todos os casos. Além disso, ele foi o pai do guitar-hero. Ali, antes ainda do Jimmy Page no Led Zeppelin, o guitarrista brigava com Robert Plant para ser o frontman.

Na semana que vem, o número 9 da lista.