
Heloísa de Oliveira Navarro (9), menina sequestrada pela mãe que reencontrou o pai após mais de um ano, tem retomado a rotina no Rio de Janeiro após ser resgatada. Ela foi devolvida a Diego Navarro, que tem sua guarda unilateral desde 2021, no último dia 13.
Nos primeiros dias, a criança dormiu no quarto do pai e da madrasta, junto do gato de estimação Fubá. O pai passou a primeira semana agendando consultas em médicos e buscando escolas para matricular Heloísa, que tem manifestado seus desejos de ir ao circo, ao cinema e a alguma espaço com piscina.
“Os dias têm sido incríveis, não tenho nem palavra para descrever. Ela está tão bem, tão alegre, que eu me preocupo com o que pode acontecer no futuro, mas sei que a terapia vai ajudar nesse processo”, conta Diego ao jornal O Globo.
O pai relata que a filha não esteve matriculada em nenhuma instituição de ensino no período com a mãe e, por isso, gostou de saber que vai voltar à escola. “Ela ficou feliz quando falamos que ela ia voltar a estudar. Vai ser importante para ela voltar a ter contato com outras crianças, brincar, correr, ocupar o tempo e aprender”, prosseguiu.

Heloísa foi sequestrada pela mãe, Monique de Oliveira, em agosto de 2022. A mulher desapareceu com a filha durante um pernoite a que tinha direito e vinha sendo procurada pela polícia e pelo conselho tutelar. Em setembro de 2023, Diego conseguiu na Justiça um pedido de prisão preventiva contra a ex-mulher, que foi acusada de sequestro e cárcere privado.
A menina foi resgatada em uma igreja no Centro de Cachoeira Paulista após uma ligação anônima para o Disque Denúncia. Diego diz que Heloísa sentiu “saudade de tudo” no período.
“Ela fala sempre das coisas que estava com saudade, seja das pessoas, brincadeiras, lugares que quer ir, é uma saudade de tudo, até das coisas pequenas. É assim que a gente percebe que foi mesmo um período de privações para ela”, aponta.