A lista das músicas mais vendidas na Inglaterra e o mau gosto dos britânicos

Teletubbies? Sim. Bob, o Construtor? Sim! E nada de The Who, Bowie, Stones, Clash, Smiths…
O Queen na fase "Bohemian Rhapsody"

A Official Charts Company, OCC, é uma empresa que compila os dados e tabelas oficiais da indústria fonográfica no Reino Unido. Em comemoração aos seus 60 anos, ela acaba de soltar uma lista das 123 músicas que venderam mais de um milhão de cópias na Inglaterra (os singles). Não espere encontrar nada de Who, Kinks, David Bowie, Sex Pistols, Clash, Smiths, Madness, Massive Attack, Blur, Police ou Radiohead (Led Zepellin não vale porque eles nunca lançaram singles). Isso é para você, que tem bom gosto.

Em compensação, há Take That, Cliff Richard, Wet, Wet, Wet e Eiffel 69. Sem contar os Teletubbies, com Say “E-oh”, e o desenho Bob, O Construtor, com We Can Fix It.

Os ingleses têm mau gosto? Não, necessariamente. Mas eles gastam mesmo seu dinheiro em baladas açucaradas e hits com rimas infantis. O crítico do Independent, Neil McCormick, lascou em sua coluna: “Esses são os artistas que deveriam mesmo representar a Grã-Bretanha numa Olimpíada Cultural? Quando se trata de pop, nós somos piegas, festivos e burros”.

A música mais vendida é a xaroposa Candle In The Wind, de Elton John, lançada nos anos 70 e relançada em 1997, quando da morte de Lady Di. Essa versão surgiu quando Elton quis homenagear sua amiga princesa, não tinha tempo para fazer uma nova canção para a missa em que ia se apresentar e reescreveu partes da letra com seu parceiro Bernie Taupin. “Goodbye, Norma Jean” virou “Goodbye England’s Rose”.

Os Beatles, reserva moral da nação, foram o grupo que mais vendeu singles (22.1 milhões). São 400 mil à frente de Elvis e 10 milhões a mais que o Queen, a segunda banda do ranking. O clássico Bohemian Rhapsody, aliás, é a única canção a ficar no número 1 das paradas em quatro ocasiões distintas (1975, 1976, 1991 e 1992). A lista completa está aqui. O top 10, caso você não queira incluir na sua playlist, é esse:

Candle in the Wind – Elton John – 4.9m – 1997

Do they know its Christmas Time? – Band Aid – 3.69m – 1984

Bohemian Rhapsody – Queen – 2.36m – 1975

Mull of Kintyre – Wings – 2m – 1977

You’re the One that I want – Olivia Newton-John/ John Travolta – 2m – 1978

Rivers of Babylon – Boney M – 2m – 1978

Relax – Frankie Goes to Hollywood -2m – 1983

She Loves You – The Beatles – 1.9m – 1963

Unchained Melody – Robson Green/ Jerome Flynn – 1.86m – 1995

Love is All Around – Wet, Wet, Wet – 1.85m – 1994

O jornalismo do DCM precisa de você para continuar marcando ponto na vida nacional. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado!