Os interesses comerciais de Elon Musk por trás dos ataques a Moraes

Atualizado em 8 de abril de 2024 às 19:46
O bilionário Elon Musk e Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Foto: Reprodução

Os ataques do empresário Elon Musk, dono do X (ex-Twitter), contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), não têm como motivação apenas seu alinhamento com políticos da extrema-direita, mas seus interesses comerciais. O bilionário tem usado a rede social para promover os interesses de outras empresas de seu conglomerado, como a SpaceX, a Starlink e a Tesla.

O Brasil se tornou uma parte da guerra comercial entre a Tesla e a empresa chinesa BYD, sua principal concorrente na produção de carros elétricos, que anunciou a ampliação de seus investimentos no país em até 1 bilhão de euros.

Ele também tem interesses no “petróleo branco”, como é conhecido o lítio, o metal mais leve existente, que é essencial na produção de baterias, energia solar e eólica, além dos carros elétricos, segundo o Intercept Brasil. O item tem sido fundamental no atual momento de transição energética.

A América Latina, principalmente Argentina, Bolívia e Chile, concentra 68% das reservas mundiais do metal. Nos últimos anos, foram descobertas várias reservas do tipo no Brasil, principalmente no Vale do Jequitinhonha, no norte de Minas Gerais. Musk vinha tentado negociar a compra de uma empresa que explora o minério, mas as conversas não avançaram.

O bilionário Elon Musk e o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump. Foto: Reprodução

Outro motivo que justifica a ofensiva do bilionário contra o magistrado é a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, já que ele é apoiador do ex-presidente Donald Trump, rival do atual mandatário, o democrata Joe Biden.

Ele quer utilizar a suposta “censura” no Brasil como um exemplo do que pode ocorrer nos Estados Unidos em um eventual segundo mandato de Biden. Uma das medidas estudadas pelo presidente americano é justamente taxar empresas que utilizam o espaço aéreo americano para o lançamento de foguetes como a SpaceX.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.