“Os mais importantes vamos pegar”, diz Moraes sobre milícias digitais

Atualizado em 21 de maio de 2022 às 17:03
Alexandre de Moraes
Ministro Alexandre de Moraes
Foto: Reprodução

Na última sexta-feira (20), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), declarou que a Justiça Eleitoral garantirá que os votos das eleições deste ano não irão sofrer coação das milícias digitais. O magistrado ainda afirmou que esses grupos não tirarão a legitimidade “de uma das maiores conquistas do Brasil, que possui “eleições rápidas organizadas com resultado no mesmo dia”.

“A força de um País está na força de suas instituições. Quem ataca as instituições, quem não acredita nas instituições não acredita no País”, comentou o ministro no Congresso Paulista de Direito Eleitoral, organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil.

Moraes é o relator dos inquéritos que investigação milícias digitais e de fake news, que foram orquestrados por bolsonaristas, sendo que alguns têm contato com o Palácio do Planalto.

O ministro relatou que um dos desafios do TSE é dar uma resposta rápida para as ações das milícias digitais. “Rapidamente verificar, brecar e sancionar, para não deixar proliferar às vésperas das eleições”, explicou.

Um dos momentos mais importantes foi quando ele deu um recado: que a Justiça Eleitoral está atrás de todos os integrantes das milícias digitais. “Podemos não pegar todos, mas os mais importantes vamos pegar”.

“Pouco importa quem vença as eleições, desde que não se utilize de mecanismos fraudulentos, respeite a democracia e a Constituição”, concluiu.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link