Os sócios do golpe nada recebem de Bolsonaro. Por Moisés Mendes

Atualizado em 27 de março de 2024 às 22:34
Ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Divulgação

Por Moisés Mendes

Mauro Cid virou a esponja de todos as desgraceiras causadas pela tentativa de golpe. Nunca mais será promovido a general. Engordou 10 quilos. A mulher teve um celular apreendido pela Polícia Federal. Está de volta à prisão e tem problemas financeiros.

Colegas de farda estão fazendo vaquinhas para socorrê-lo. É nesse ponto, dos problemas financeiros, que se revela um dos dramas da turma pobre ou remediada do coronel, que acreditou em Bolsonaro e no golpe, viu o chefe fugir para os Estados Unidos e acompanha agora seu novo plano de fuga.

No áudio que divulgou com ataques à PF e a Moraes, Cid refere-se aos colegas de golpe que estão escapando e com a carreira militar preservada. E lembra que Bolsonaro ficou milionário com a arrecadação de R$ 17 milhões via PIX.

Mauro Cid voltou a falar do PIX de Bolsonaro também no depoimento à PF. Da lista de problemas que enfrenta, poucos terão solução. Mas nada impede que tenha o suporte de um PIX do ex-chefe para pelo menos pagar os advogados. Porque a sua vaquinha não terá 1% da vacona gorda de Bolsonaro.

Bolsonaro deveria dividir parte da fortuna não só com Mauro Cid, mas com todos os outros, próximos ou distantes, que acreditaram no seu golpe e tiveram as vidas destruídas.

São muitos os que estiveram no seu entorno auxiliar no governo e são centenas entre manés, patriotas e terroristas presos, processados e alguns já condenados a 17 anos de cadeia.

Ex-ajudante de ordens, Mauro Cid. Foto: Divulgação

Bolsonaro tem muito dinheiro para que se negue a ajudar esse pessoal. Na maioria, é uma ralé de extrema direita sem o perfil que muitos, inclusive das esquerdas, pretendem que tenham. São quadros irrelevantes do bolsonarismo. Quase todos necessitados, com exceção dos financiadores do golpe.

Mauro Cid, agora obeso e sem dinheiro, com a possiblidade de ver a mulher envolvida na trama golpista e sem novas estrelas no ombro, é um homem sem futuro.

Transformou o pai general em muambeiro de bagulhos das arábias, arrastou colegas para a cena dos crimes e está preso de novo pensando que, durante quatro anos, foi mandalete de Michelle.

Foi abandonado, enquanto Michelle recebe honrarias em São Paulo e Bolsonaro se prepara, se não fugir para a Hungria, para sair pelo Brasil em campanha pelos seus candidatos nas eleições municipais. Com mais de R$ 18 milhões no banco, considerando-se as correções.

Bolsonaro dá tanto lucro quanto a Petrobras, mas não reparte nada, nem o básico do que lucrou até agora com os juros de Roberto Campos Neto.

Jornalistas amigos dessa gente, que reclamam a partilha de bônus dos ganhos da Petrobras com as hienas do mercado financeiro, poderiam cobrar o mesmo de Bolsonaro. A Globo e a Faria Lima devem reclamar a distribuição de dividendos do PIX milionário.

Antes de fugir, Bolsonaro precisa socorrer quem acreditou no seu golpe e acabou preso, enquanto ele passeava nos Estados Unidos. É uma questão moral, se é que as facções do fascismo lidam com dilemas nessa área.

Originalmente publicado no Blog do Moisés Mendes
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link