Osasco Plaza Shopping já teve explosão em 1996; acidente matou 42 pessoas

Atualizado em 8 de março de 2023 às 18:44
Prédio do Osasco Plaza Shopping após explosão em 1996. Foto: José Luis da Conceição

Parte do teto do Osasco Plaza Shopping, na região metropolitana de São Paulo, desabou na tarde desta quarta-feira (8). No entanto, este não foi o primeiro incidente registrado no local. Em 1996, uma explosão matou 42 pessoas e deixou mais de 300 feridos.

Em 11 de julho daquele ano, na véspera do Dia dos Namorados, um vazamento na tubulação de gás, que passava por baixo da praça de alimentação, causou uma explosão e derrubou o piso do local durante o horário de almoço. Com a força do estouro, o piso foi “arremessado” para cima, derrubando, também, o teto do local.

Entre as vítimas havia crianças, adolescentes e um bebê, resgatado com traumatismo craniano.

A construção havia sido concluída e inaugurada apenas um ano antes do episódio. Três anos após a tragédia, três engenheiros e dois executivos do shopping foram condenados pela Justiça de São Paulo, mas foram absolvidos em 2005 por ausência de provas contra eles.

Operários realizam trabalho de rescaldo nos escombros do Osasco Plaza Shopping. Foto: Reprodução

Ainda em 1999, o shopping afirmou ter fechado, até aquele momento, 77 acordos indenizatórios com parentes e vítimas da tragédia, distribuindo valores que somavam R$ 3,7 milhões em indenizações por perdas e danos, segundo a Folha de S.Paulo. O shopping também disse ter gastado cerca de R$ 2,7 milhões com assistência médica, social e transporte para as vítimas.

No desabamento ocorrido nesta quarta-feira, parte do estacionamento caiu no pavimento inferior, próximo à praça de alimentação. Além da queda de veículos, o acidente gerou estilhaços e rompimento de tubulação de água.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a área havia sido isolada momentos antes em função de um gotejamento. Até o momento não há informações sobre vítimas.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link