Oswaldo Eustáquio e donos de canal bolsonarista fogem de avião e alegam estar “em missão”

Atualizado em 21 de dezembro de 2022 às 13:54
Oswaldo Eustáquio e Paulo Souza, do canal Hipócritas, em avião

Em vídeo publicado nas redes sociais, o blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio e os donos do canal de extrema-direita Hipócritas, Bismark Fugazza e Paulo Souza, aparecem dentro de um bimotor alegando que estão indo para a “missão mais importante” de suas vidas.

Fontes do DCM garantem que estão, na verdade, fugindo do país porque têm mandados de prisão expedidos contra eles.

Os três, que vêm instigando um golpe de Estado desde a derrota do presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições, não explicam para onde estão indo exatamente.

“É a missão mais importante da nossa história e provavelmente do Brasil”, diz Paulo após Eustáquio dar corda. “A gente vai contribuir com um grãozinho de areia para a vitória. Eu confio no capitão”, completa o blogueiro.

Investigado no inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre financiamento e articulação de atos antidemocráticos, Oswaldo ficou conhecido após ser preso em 2021 por determinação do ministro Alexandre de Moraes. Aliado de primeira hora de Bolsonaro, foi acolhido na semana passada pelo presidente no Palácio do Alvorada, pois teme ser detido novamente.

Ele é um dos alvos da operação da Polícia Federal, determinada por Moraes na última quinta-feira (15), para identificar os organizadores dos atos antidemocráticos. Segundo a PF, a ação tem relação com bloqueios de rodovias após o resultado das eleições deste ano.

O jornalista, que se diz “paraplégico”, foi flagrado em um ato golpista no dia 8 de dezembro mexendo as pernas. Um vídeo que circulou nas redes sociais mostra o momento em que ele troca a posição das pernas, chegando a apoiá-las no chão.

Assim como Eustáquio, os membros do canal Hipócritas, que possui mais de 1,25 milhão de inscritos no Youtube, também passaram uma noite no Alvorada, após serem alvos de pedidos de investigação.

No início do mês, um dos sócios do grupo leu uma carta na Câmara incitando golpe de estado. Bismark Fabio Fugazza trabalha junto com a deputada Carla Zambelli (PL), que também está por trás do manifesto.

Os “humoristas” que compõem o Hipócritas são todos de Santa Catarina. Paulo Souza, o líder do canal, é de Itajaí, no litoral norte do estado. Em 11 de dezembro, o PT entrou na Justiça contra o grupo por um vídeo em que eles sugerem que matar o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), é uma atitude correta e que garantirá a segurança do país e de seu povo.