Ouro ilegal: irmã de governador de RR é alvo de operação da PF contra lavagem de dinheiro

Atualizado em 10 de fevereiro de 2023 às 11:02
Vanda Garcia e seu irmão, o governador de Roraima Antonio Denarium — Foto: Reprodução/Facebook/Antonio Denarium

Nesta sexta-feira (10), a Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação contra lavagem de dinheiro oriundo de ouro ilegal. Um dos alvos foi Vanda Garcia de Almeida, irmã do governador de Roraima, Antonio Denarium (PP).

De acordo com informações do G1, os agentes da PF foram à casa de Vanda Garcia ainda nesta madrugada. Ela mora no bairro São Vicente, zona Sul de Boa vista. Ao todo, são cumpridos oito mandados de busca e apreensão e de bloqueio de bens em Roraima e Pernambuco.

Vale destacar que, além da irmã, outros parentes do governador estão entre os alvos da buscas da PF. Não há suspeita de envolvimento de Denarium. Os mandados foram expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal da Justiça Federal em Roraima.

O objetivo da operação BAL é investigar uma organização criminosa que estaria por trás do esquema de lavagem de dinheiro. Durante as buscas, os agentes encontraram cinco toneladas de cassiterita na casa de um dos alvos. A suspeita é que o minério tenha sido extraído ilegalmente da Terra Indígena Yanomami.

Análises da PF apontaram que o esquema é suspeito de movimentar R$ 64 milhões em dois anos e que o dinheiro é oriundo de compra e venda de ouro ilegal. Os envolvidos são investigados pelo uso de empresas de fachada para dar aspecto de legalidade às transações financeiras.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link