Pablo Escobar e Griselda Blanco: como era a relação dos reis do narcotráfico

Atualizado em 28 de janeiro de 2024 às 10:19
Pablo Escobar e Griselda Blanco. (Foto: Reprodução)

Na recente série “Griselda”, da Netflix, uma ligação entre dois ícones do narcotráfico, Pablo Escobar e Griselda Blanco, veio à tona. Supostamente, Escobar teria expressado temor por Blanco, lançando luz sobre uma relação complexa entre ambos.

Escobar, conhecido como o “rei da cocaína”, e Blanco, apelidada de “rainha da cocaína”, foram figuras proeminentes no tráfico de drogas nas décadas de 1970 e 1980.

Enquanto Escobar operava na Colômbia, Blanco construiu seu império nos EUA, estabelecendo rotas de tráfico de drogas no país.

Embora compartilhassem semelhanças em seus negócios, Escobar e Blanco também eram rivais. Alega-se que Escobar usou as rotas estabelecidas por Blanco para transportar cocaína para os EUA, desencadeando um confronto violento entre os dois narcotraficantes.

Essa rivalidade alimentou a formação de máfias e intensificou o combate ao narcotráfico, levando à criação da DEA, a agência antidrogas dos Estados Unidos.

Griselda Blanco. (Foto: Reprodução)

O impacto da atuação de Griselda teria sido tão grande para Escobar que o narcotraficante teria dito, segundo a séria, que “o único homem que ele teve medo em sua vida foi uma mulher chamada Griselda Blanco”.

Escobar foi abatido pelas autoridades em 1993, enquanto Blanco foi assassinada em 2012, encerrando um capítulo turbulento na história do crime organizado.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link