Pacheco sobre criação da CPI do MEC: “Tem que ter um fato”

Atualizado em 7 de abril de 2022 às 23:25
Pacheco sobre criação da CPI do MEC: "Tem que ter um fato". Foto de Rodrigo Pacheco falando ao microfone na mesa diretora do Senado.
Presidente da Casa disse que só pensará no assunto quando o pedido “existir”. Foto: Pedro França / Agência Senado

Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, disse que é preciso “ter um fato que justifique” a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigue as suspeitas de desvio de dinheiro dentro do Ministério da Educação (MEC).

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) afirmou que reuniu na tarde desta quinta-feira (07) 26 das 27 assinaturas necessárias para protocolar a instalação da CPI. É necessário ter o apoio de um terço do plenário para que isso acontece, de acordo com o regimento da casa.

Rodrigo Pacheco disse que só pensará sobre o assunto quando o pedido “existir”. Ele disse ainda que o foco agora é avaliar elementos para a criação de um colegiado, mesmo que o requerimento cumpra o número estabelecido de assinaturas.

“Os critérios de CPI [são] assinaturas, o fato determinado, o orçamento previsto. Então, quando se exige a existência de fato determinado, há um crivo, sim, da presidência de se entender se aquele fato determinado deve justificar uma CPI ou não. Então, há esse critério, sim. [Não é] qualquer fato. Tem que ter um fato que justifique uma CPI”, afirmou Pacheco.

Leia mais:

1 – CPI do MEC está por uma assinatura, diz Randolfe

2 – Mais uma denúncia envolvendo o MEC

3 – VÍDEO: No Senado, prefeitos relatam pedidos de propina de pastores do MEC

Se aprovada, CPI irá apurar irregularidades no MEC

Segundo o requerimento apresentado por Randolfe Rodrigues, a CPI irá contar com 11 integrantes titulares e o mesmo número de suplentes, sendo 90 dias o prazo limite e R$ 90 mil o teto das despesas.

O colegiado deverá investigar “irregularidades e crimes praticados na destinação das verbas públicas do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)”.

Randolfe cita ainda reportagens que revelaram a participação de pastores ligados ao MEC que facilitavam a destinação de recursos para prefeituras em troca de propinas.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link