Pacheco encontra ministros e reafirma apoio ao STF

Atualizado em 14 de maio de 2022 às 15:59
Pacheco encontra ministros
Presidente do Senado Rodrigo Pacheco
Foto: Reprodução

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), compareceu a um jantar, na última quarta-feira (11), a convite da senadora Katia Abreu (PP-TO) para um encontro com três ministros do Supremo Tribunal Federal (STF): além de Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Alexandre de Moraes, ambos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), segundo reportagem da CNN.

De acordo com auxiliares de Pacheco, ele reafirmou aos ministros que terá uma reação proporcional de defesa em relação aos ataques à democracia.

Pacheco disse também que o Executivo “não pode apartar a população” e que vai trabalhar para buscar união dos poderes. No entanto, ele teria mostrado preocupação em não demonstrar que há “conluio” entre Judiciário e o Legislativo.

Auxiliares afirmam que o presidente do Senado tem conversado com ministros mais próximos da articulação política de Bolsonaro, como Ciro Nogueira, e pretende, na próxima semana, se reunir com o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira.

Segundo a CNN, também estavam presentes  no jantar os senadores Jaques Wagner (PT-BA), Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Renan Calheiros (MDB-AL), o ex-governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), Marcelo Castro (MDB-PI), Tasso Jereissati (PSDB-CE) e Weverton Rocha (PDT-MA).

Ainda de acordo com a reportagem, nos bastidores, senadores relataram que o encontro é o ponto de partida para algo maior, com a criação de “fórum” permanente pela democracia. Agora, o grupo busca o apoio de deputados e quer organizar uma visita ao TSE.

Foi sugerido que Pacheco amplie o diálogo com empresários para que tenha uma manifestação clara do setor em defesa da democracia. Os senadores têm repetido que ele precisa fazer resistência diante das investidas antidemocráticas do presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste