Pacheco indica a aliados que abrirá CPI do MEC no Senado

Atualizado em 29 de junho de 2022 às 10:34
No senado podem acontecer quatro CPIs ao menos tempo, diz Pacheco
Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco
Foto: Roque de Sá

Após o requerimento da CPI do MEC ter sido protocolada no Senado na última terça-feira (28), o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD) já afirmou que serão determinadas as leituras de todos os pedidos de Comissões Parlamentares de Inquérito as CPIs. Com isso, ele disse aos aliados que o Senado pode ter o funcionamento de quatro CPIs ao mesmo tempo.

Além da que investiga o ex-ministro Milton Ribeiro e os pastores lobistas, as comissões para investigar ONGs, Obras Inacabadas do MEC e contra o Crime Organizado da Amazônia tramitam no Senado.

Porém, segundo um dos aliados do senador, apenas funcionarão aquelas que despertarem mais interesse dos senadores. A principal delas será a CPI do MEC, de acordo com Pacheco a interlocutores. Isto porque não há fila de CPIs no Senado nem ordem cronológica. O procedimento de cada uma vai depender da disposição dos líderes partidários.

Pacheco já reconheceu que a CPI do MEC preenche os requisitos legais para instauração, a qual conta com o total de assinaturas permitido para abertura e que o requerimento será lido no plenário.

A instalação da comissão pode acontecer ainda em julho. O líder do governo no Senado Federal, Carlos Portinho, já afirmou que pretende ir ao Supremo Tribunal Federal (STF) caso a CPI do Ministério da Educação seja instalada.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link