Pacientes são intubados sem sedativos no Rio

Atualizado em 22 de maio de 2021 às 21:54
Paciente é intubado na UTI da Santa Casa de Maceió. Foto: Sílvio Romero/Divulgação

Do Jornalistas Livres:

Funcionários de hospitais do Rio de Janeiro, familiares de vítimas e imprensa local, denunciam que faltam sedativos para manter os pacientes que estão entubados por conta da Covid-19. Os casos estariam acontecendo nos Hospitais, Albert Schweitzer (municipal da Capital), no do Andaraí (federal) e no Hospital da Posse (municipal de Nova Iguaçu).

“Eles (pacientes com Covid) estão intubando sem sedação porque não tem. Está em falta”, denuncia funcionário.

“Lá tem pacientes graves intubados com idade em torno de 40 anos, que não estão podendo ser pronados, ou seja, virados de barriga para baixo, para melhorar a ventilação pulmonar, por falta de medicações. Não tem bloqueador neuromuscular e sedação apropriada para o procedimento. Muito triste ter o que fazer para melhorar o paciente e não poder por falta de medicação”, disse outra funcionária local.

A única posição do Ministério da Saúde do Bolsonaro foi de declarar em nota que: “o empréstimo das medicações, que fazem parte do ‘kit intubação’, se faz necessário devido à situação epidemiológica da Covid-19 no Rio de Janeiro e a dificuldade em se obter tais medicações”. Já a Secretaria de Saúde do Rio nega às denúncias e diz estar tudo dentro da normalidade.