Padaria em Floripa viraliza com campanha de doação de pães

Atualizado em 15 de maio de 2022 às 8:53
Padaria em Florianopolis viraliza ao apresentar informativo de doação de pães
Foto da mensagem deixada pela padaria
Foto: Reprodução

Na manhã deste domingo (15), uma imagem que mostra uma mensagem deixada na frente de uma padaria repercutiu nas redes socias. Na mensagem, o estabelecimento chamado Panifico Floripa, oferece pães e outros alimentos para pessoas que não têm condições de comprar.

“Se você não tem condições de comprar venha ás 19:30h que antes de fechar nós doaremos produtos que sobrarem de nossas vitrines!!!” informou a equipe do local. “As vezes mais as vezes menos, mas tentando de alguma forma ajudar! Vai passar…” encerrou o informe.

A pandaria fica situada no bairro Santa Mônica. O twitter da fotografia do lembrete já conta com mais de 67 mil curtidas e 5 mil retwittes. O post foi feito por Gabriella Birdi, jornalista e comentarista de economia da Globo.

“E eles fazem esse rolê todo dia mesmo. Saio do escritório nesse horario, passo por lá e vejo o pessoal esperando seus pãezinhos”, escreveu uma usuária da rede social em resposta a publicação.

Doação de alimentos que sobram por estabelecimentos

Em 2020, o Senado aprovou um projeto que autoriza estabelecimentos como bares e restaurantes a doarem refeições ou alimentos prontos que não forem vendidos. No entanto, a doação, segundo a lei, só será permitida caso os itens ainda estejam próprios para o consumo além disso, punições só ocorrerãose for comprovado que algum alimento estragado  foi doado de forma intencional. O texto foi aprovado por com 79 votos favoráveis. As doações poderão ser feitas a populações carentes ou vulneráveis. A proposta foi do senador Fernando Collor (PROS-AL). 

Já segundo lei de 1990 que define crimes das relações de consumo, é previsto detenção de dois a cinco anos, e multa, a quem “entregar matéria-prima ou mercadoria em condições impróprias ao consumo”. Com isso, caso o estabelecimento seja acusado de doar alimento contaminado ou impróprio estará sujeito à pena.

Existe também uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que estabelece práticas de higiene obrigatórias por comércios que manipulam alimentos.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link