Padilha, a série sobre Marielle e as justificativas cínicas de Antonia Pellegrino. Por Luis Felipe Miguel

Marielle Franco

Publicado originalmente no perfil de Luis Felipe Miguel

As justificativas de Antonia Pellegrino mergulham no cinismo

Ela diz que Padilha “se arrependeu” do apoio a Moro. Bom, um ingênuo pode ter apoiado Moro e se arrependido. Acontece. Mas o apoio de Padilha incluiu fazer um seriado abertamente mentiroso, com o objetivo de criminalizar o PT, sincronizado com o calendário eleitoral. Não é coisa de ingênuo, de apoiador de boa fé. É coisa de canalha. Um “arrependimento” simples não dá conta disso não.

Ela diz que é “não punitivista”. Achei feio. Punitivismo não tem nada a ver com a história. Padilha não foi punido, nem será, pela falsificação mal intencionada que produziu. Podemos discutir se deveria (eu acho que sim). Mas em relação a ser chamado para dirigir uma obra sobre alguém que foi vítima daquilo que ele ajudou a legitimar e consagrar – bom, aí acho que há bem pouco o que discutir.

Ela diz que Padilha era uma das únicas opções que garantiriam mercado internacional para a série. Imagino que seja verdade. Mas esse é o ponto: vender o produto audiovisual baseado na vida de Marielle é mais importante do que ser honesto com sua trajetória?

Ela diz que viúva e família concordaram. Não duvido. Mas a questão não é jurídica, é política – é sobre a apropriação da memória de alguém que tornou-se o mais poderoso símbolo da resistência ao retrocesso no Brasil. Se a família de Nelson Mandela autorizasse um antigo propagandista do apartheid a rodar um filme sobre ele estaria tudo bem? Certamente não. Não sei o que motivou a anuência da família e da viúva, não sei se há valores envolvidos, mas, francamente, pouco importa. Padilha na direção é um escárnio à memória de Marielle.

O jornalismo do DCM precisa de você para continuar marcando ponto na vida nacional. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado!