Padilha protocola convocação do ministro da Saúde para explicar suspensão da Coronavac

Alexandre Padilha. Foto: Câmara

O deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP) protocolou, nesta terça-feira (10/11), pedido de convocação do ministro da Saúde e de representantes da Anvisa para explicar a decisão da Agência de suspender os testes da vacina chinesa contra a Covid-19, Coronavac. A convocação ocorre no âmbito da Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19 do Congresso Nacional, da qual Padilha é integrante.

Em vídeo nas redes sociais, o deputado afirma a convocação ocorre para que seja explicado o mal cuidado no acompanhamento dos estudos das vacinas para Covid-19 no país. “Em primeiro lugar, foi absurda a postura do Bolsonaro de fazer chacota com vacina e de sapatear sobre a morte de um voluntário”, disse.

Padilha relembra no vídeo que, cada vez mais, chegam informações de que o evento grave aconteceu dia 29 de outubro e só mais de dez dias depois foi anunciada a suspensão do estudo, aparentemente sem nenhuma troca de informações entre a Anvisa e o Instituto Butantan para se saber já precocemente quais eram os motivos do óbito. “Nós queremos saber quais são os procedimentos que estão sendo tomados de avaliação dos estudos, os fluxos de informações, para situações como essas, absurdas. Mais de dez dias para se obter informações sobre um evento grave e que se publica a suspensão de algo que talvez nem tenha tido qualquer atitude responsável e que pelas informações que nós temos não teve qualquer relação com a vacina”, conclui.

O jornalismo do DCM precisa de você para continuar marcando ponto na vida nacional. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado!