Padre da Bahia fala sobre caso Epstein em missa diante de fiéis

Atualizado em 14 de fevereiro de 2026 às 14:38
Jeffrey Epstein, e o padre Gabriel Vila durante a missa. Fotomontagem: Departamento de Justiça dos EUA/YouTube

O padre Gabriel Vila Verde Santana falou sobre escândalo mundial envolvendo o financista Jeffrey Epstein, durante uma missa celebrada diante de fiéis. A declaração ocorreu na homilia, quando ele perguntou à assembleia: “Quem está acompanhando ou ouviu falar do caso Epstein, levante a mão.”  Ordenado em 2017, ele atua na Diocese de Cruz das Almas (BA), onde é conhecido por sua forte presença nas redes sociais e trabalho pastoral na Paróquia São Roque.

Na sequência, apresentou o tema ao público e afirmou: “Caso Epstein, um homem lá dos Estados Unidos que supostamente morreu em 2019. Ninguém sabe se isso é verdade.” Ele também destacou a influência do empresário ao dizer que se tratava de alguém “amigo dos homens mais poderosos deste mundo”.

Ao descrever a dinâmica das supostas festas, o sacerdote declarou: “Primeiro ele mandava um e-mail para os convidados, perguntando assim: ‘Você prefere pizza ou sorvete?’” Em seguida, explicou o que chamou de significado oculto: “Quando ele falava pizza, ele estava se referindo a meninas menores de idade e sorvete meninos.”

Segundo a fala na missa, “lá nessa grande festa, escondida, numa ilha remota, acontecia todo tipo de desgraça envolvendo menores de idade”. Ele acrescentou que os nomes dos participantes teriam sido divulgados e afirmou: “Entre no site da justiça dos Estados Unidos. Tá tudo lá, foi tudo revelado.”

O padre associou o caso a práticas religiosas que classificou como satânicas. Durante a homilia, disse: “Esse povo faz parte de uma seita satânica.” Em outro momento, afirmou: “Eles costumavam pegar bebês, criancinhas pequenas, sacrificarem essas crianças.”

Ainda na mesma linha, declarou que existiriam milhões de arquivos sobre o caso e sustentou que o material comprovaria a atuação de uma elite global. Também mencionou mensagens antigas ao afirmar que “já discutiam como seria a grande pandemia”.

A partir desse ponto, a fala passou a abordar a dimensão religiosa. Ele citou o Evangelho ao dizer: “Vocês cristãos, vocês são a luz do mundo e o sal da terra.” Também mencionou uma frase atribuída ao Papa Bento 16: “A Igreja Católica existe para conter o avanço do inferno sobre a terra.”

Encerrando a reflexão, o padre relacionou o episódio à vivência da fé e afirmou que o cristão deve assumir compromisso com Deus. Ao final, fez uma oração pedindo que os fiéis sejam “sal que salga, luz que ilumina” em meio ao que descreveu como um mundo de trevas.

Veja o vídeo:

Lindiane Seno
Lindiane é advogada, redatora e produtora de lives no DCM TV.