Padrinho político: Apoio de Lula na Bahia muda voto de quase 50% dos eleitores

Lula se destaca como padrinho político na Bahia, segundo pesquisa da Genial/Quaest avaliando a intenção de voto para governador do estado. Ao anunciar seu voto, o ex-presidente muda o cenário rapidamente.

Atualizado em 18 de maio de 2022 às 14:03
Lula muda a intenção de voto de quase 50% do eleitorado na Bahia.
Imagem: Reprodução.

Em seu Twitter, o PhD em ciência política Felipe Nunes, diretor da Quaest Pesquisa, publicou uma pesquisa sobre a intenção de votos da população para governador na Bahia. Como campeão de votos nas disputas estaduais, a princípio, está ACM Neto (União Brasil), com 67% das preferências do eleitorado.

Contudo, esse dado evidencia algo muito interessante: quando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anuncia seu apoio a um candidato, ele muda o voto de quase 50% dos eleitorados baianos, se destacando como ”padrinho político” do estado.

Ao longo da pesquisa, vemos que o apoio do petista ao também candidato para governador, Jerônimo Rodrigues (PT), que estava em segundo lugar na intenção de votos com 6%, diminui significativamente a distância entre as porcentagens de voto, em que ACM cai para 47% e Jerônimo chega a 34%, mudando completamente o cenário visto anteriormente.

Confira abaixo o dado da pesquisa juntamente com uma imagem que demonstra a influência do apoio de Lula no caso:

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link