
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), sinalizou neste sábado (2) que deve deixar o cargo em 2026 para abrir espaço ao vice-prefeito, Eduardo Cavaliere (PSD), reforçando rumores de que pretende disputar o governo do estado. A declaração foi feita durante um evento no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca.
“O vice-prefeito, Eduardo Cavaliere, vai tirar de mim uma marca que era minha, a de prefeito mais jovem da história do Rio de Janeiro. Eu assumi aos 38, ele vai assumir aos 30, 31 anos de idade”, afirmou Paes, sugerindo que deixará o mandato antes do fim para que Cavaliere assuma. O atual mandato vai até 2028, mas Paes não poderá se reeleger.
Cavaliere, que completará 31 anos em setembro, é advogado e foi eleito deputado estadual em 2022, com 33.688 votos. A convite de Paes, ocupou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente entre 2021 e 2022 e comandou a Casa Civil de 2023 a 2024. Desde então, vem ganhando protagonismo na gestão municipal.

A fala deste sábado contrasta com declarações anteriores. Em agosto do ano passado, Paes havia dito ao G1: “Adoro ser prefeito do Rio. Tenho a honra de ter tido a confiança da população por três vezes. Se tiver pela quarta vez, permanecerei no meu mandato. Essa é a minha obrigação e é para isso que eu estou me colocando”.
O novo discurso foi feito durante a apresentação do Planejamento Estratégico 2025-2028 da prefeitura, que reúne metas nas áreas de segurança, infraestrutura, gestão e economia.