
Equipes internacionais de resgate retiraram um homem e seu filho com vida dos escombros de uma construção em La Guaira, na Venezuela, no domingo (28), quase quatro dias após os terremotos que devastaram a região.
Os dois estavam conscientes quando os socorristas os encontraram, mas visivelmente cansados e ainda em estado de choque. O resgate ocorreu em uma área litorânea de Caraballeda, a cerca de 40 quilômetros de Caracas.
Socorristas franceses e norte-americanos participaram da operação e retiraram pai e filho de um amontoado de concreto e outros materiais. Eles estavam com as pernas ao ar e cobertos apenas por um pedaço de tecido.
O menino saiu primeiro dos escombros, com o corpo coberto de poeira, sangue no joelho e uma das mãos enfaixada. As equipes prestaram os primeiros socorros ainda no local e encaminharam os dois a hospitais em seguida.
La Guaira concentra parte da destruição causada pelos terremotos
Pai e filho tinham ficado soterrados sob uma construção em uma praia de Caraballeda, no estado de La Guaira, vizinho à capital venezuelana. A região litorânea concentra parte da destruição provocada pelos tremores.
Autoridades venezuelanas informaram que pelo menos 189 edifícios desabaram completamente no país, a maioria em La Guaira. No local, prédios altos ruíram no momento dos dois terremotos, registrados com apenas alguns segundos de intervalo.
A maior parte dos trabalhos na área ocorre com a participação de voluntários e equipes internacionais de resgate. As operações buscam sobreviventes em meio a estruturas colapsadas e grandes volumes de concreto.
A Venezuela registra 1.450 mortos e 3.150 feridos pela tragédia, segundo o balanço informado pelas autoridades. O resgate em Caraballeda ocorreu quase quatro dias depois do duplo terremoto.