Destaques

Palocci vai dizer tudo ou só o que o MP quer ouvir? Por Helena Chagas

Ele

Entre perplexos e arrasados, petistas tentam explicar o ex-ministro Antônio Palocci – não para justificar suas atitudes, mas para tentar prever os próximos passos da delação oficial que certamente virá por aí.

Palocci fez o que o PT mais temia, entregar Lula. Não o terá feito com satisfação, já que os dois eram próximos e se gostavam. Mas o raciocínio entre petistas é de que a pressão foi tanta que o ex-ministro acabou cedendo no ponto em que mais resistia desde o início das negociações com o Ministério Público. No vídeo depois distribuído, fica claro que o juiz Sérgio Moro – que em depoimento anterior ouvira do ex-ministro ameaças de delatar setor financeiro e outros – fez Palocci ajoelhar no milho e dizer o que ele queria.

E agora, Palocci vai dizer o que muita gente não queria? Em tese, depois de derrubar as próprias resistências e delatar Lula, o ex-ministro pode delatar qualquer um. E isso agora gera muita preocupação, dentro e fora do PT. Afinal, não vai pegar bem aparecer com uma delação que só entrega o PT depois de ter acenado com tanta coisa. O pessoal dos bancos começou a coçar a cabeça.

O que não surpreendeu ninguém no núcleo petista é o fato de Palocci não ter tido dó nem piedade da ex-presidente Dilma Rousseff, incluindo-a como personagem em diversos relatos, ainda que com papel secundário. Não precisava, por exemplo, num processo contra Lula, tê-la acusado de beneficiar a Odebrecht no leilão do Galeão. Nem dizer que ela estava presente na suposta reunião em que Lula teria mandado José Sérgio Gabrielli usar os contratos das sondas do pré-sal para fazer caixa para a campanha de 2010.

Mas Palocci tem bronca de Dilma desde que ela o demitiu da Casa Civil, nos primeiros meses de seu primeiro mandato, quando vieram a público cifras sobre os ganhos da consultoria do ex-ministro, que não quis divulgar quem eram seus clientes.

Palocci divulgará agora alguma coisa sobre seus ex-clientes? O fato é que um delator sempre tem nas mãos o destino de muita gente, desafetos e afetos. Gabrielli, por exemplo, foi poupado pelo ex-ministro, que fez questão de esclarecer que ele não cumpriu a missão que teria recebido de Lula e disse que não o faria.

A pergunta que não quer calar hoje é sobre até onde irá Palocci em sua delação não-delação. Vai dizer tudo ou só o que o MP quer ouvir?

Texto originalmente publicado no site Os Divergentes.

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

RS soma mais de 100 mortes com quatro tragédias climáticas em menos de 1 ano

O Rio Grande do Sul enfrentou, em menos de um ano, quatro desastres climáticos, com…

55 minutos ago

Todos ainda querem ser Mujica. Por Moisés Mendes

José Mujica está doente. Informou esses dias que tem um câncer no esôfago e, que…

1 hora ago

Temporais no RS matam 32 e podem provocar cheia recorde no Guaíba

O Rio Grande do Sul enfrenta uma situação crítica devido aos temporais que assolam o…

2 horas ago

Lula recebe primeiro-ministro do Japão nesta sexta

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reunirá com o primeiro-ministro do Japão,…

2 horas ago

Nos EUA, congressistas brasileiros encontram deputado que investigou Trump

Congressistas brasileiros e norte-americanos estão prestes a divulgar um manifesto conjunto em defesa da democracia.…

8 horas ago

Governador do RS diz que Porto Alegre terá enchente jamais vista

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), em uma transmissão ao vivo…

9 horas ago