Pane interrompe voos em Congonhas e Guarulhos por mais de uma hora

Atualizado em 9 de abril de 2026 às 12:13
Aviões parados no Aeroporto de Congonhas nesta quinta (9) após pane. Foto: Reprodução/GloboNews

Uma pane técnica no centro de controle do espaço aéreo de São Paulo interrompeu pousos e decolagens nos aeroportos de Aeroporto de Congonhas e Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos na manhã desta quinta (9).

As operações ficaram suspensas por mais de uma hora. Em Congonhas, os voos começaram a ser retomados às 10h09. Em Guarulhos, a retomada ocorreu de forma parcial por volta das 10h24. O Aeroporto de Viracopos registrou breve impacto, com normalização às 10h08.

Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), a interrupção ocorreu entre 9h30 e 10h06, totalizando 36 minutos, devido a um problema técnico operacional. “As aeronaves foram devidamente sequenciadas, cumprindo rigorosamente todos os requisitos internacionais de segurança de voo.”

Voos são suspensos no aeroporto de Congonhas após pane técnica. Foto: Rodrigo Rodrigues/g1

A FAB informou ainda que as atividades foram restabelecidas e que o caso será apurado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), responsável pela gestão do tráfego aéreo no país.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) acionou protocolos de pré-crise para monitorar os impactos. A agência realiza levantamento das rotas afetadas e estima o número de passageiros atingidos, podendo adotar novas medidas conforme a evolução do cenário.

Durante a paralisação, voos com destino a São Paulo precisaram retornar aos aeroportos de origem. Em Congonhas, a pista ficou sem movimentação no período da pane.

Até o fim da manhã, Congonhas registrava 2 voos cancelados e 15 atrasos nas chegadas, além de 6 cancelamentos e 32 atrasos nas partidas. Em Guarulhos, havia 1 cancelamento e 4 atrasos nas partidas, enquanto as chegadas seguiam no horário.

Veja vídeos:

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.