Destaques

Papa Francisco demite bispo conservador nos EUA por críticas ao papado

Em uma reunião de jesuítas em Lisboa, Francisco já havia dado declarações sobre a “atitude altamente reacionária” de alguns católicos nos EUA. Foto: Reprodução

Em uma rara decisão, o Papa Francisco demitiu o bispo americano Joseph Strickland, conhecido por suas posições conservadoras e críticas frequentes ao papado. A decisão foi anunciada pelo Vaticano no sábado (11), confirmando a remoção de Strickland de seu cargo na diocese de Tyler, no Texas. A ação papal é considerada atípica, já que é incomum um bispo ser diretamente destituído de suas funções.

O comunicado do Vaticano informou que o bispo de Austin, Joe Vasquez, foi nomeado novo administrador apostólico da diocese de Tyler. A decisão ocorre algumas semanas após Francisco enviar dois bispos americanos para a diocese de Strickland, em junho. Strickland, nomeado pelo Papa Bento 16 em 2012, era conhecido como um dos críticos mais proeminentes do Papa Francisco.

O bispo demitido ainda não comentou oficialmente sobre sua remoção. Em setembro, em resposta a rumores de que estava sendo incentivado a renunciar, Strickland afirmou que não poderia abandonar seu rebanho, expressando respeito à autoridade do Papa Francisco caso fosse removido.

A visita apostólica realizada neste verão não teve seus motivos detalhados pelo Vaticano. Strickland acusou o Papa Francisco de “minar o depósito da fé” e foi um crítico ferrenho das abordagens mais progressistas do pontífice em temas como aborto, homossexualidade e divórcio.

O bispo Joseph Strickland foi nomeado pelo antigo Papa Bento 16, em 2012, e foi um dos críticos mais proeminentes do Papa Francisco. Foto: Reprodução

A demissão de Strickland reflete a tensão entre setores conservadores e a visão mais inclusiva e progressista de Francisco. O Papa já enfrentou oposição nos EUA, especialmente de críticos que o acusam de causar confusão e desrespeitar crenças fundamentais dos católicos. A decisão de demitir Strickland foi também confirmada pela Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos.

A diocese de Tyler, que agora será liderada pelo bispo Joe Vasquez, abriga mais de 120 mil católicos em uma população total de mais de 1,4 milhão, segundo a conferência. A demissão de Strickland reflete um momento de tensão na Igreja Católica, onde as visões conservadoras e progressistas estão em conflito.

Participe de nosso grupo no WhatsApp,clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Bianca Carvalho

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Bianca Carvalho

Recent Posts

Uma cada 20 pessoas já foi desalojada pelas chuvas no RS

As enchentes no Rio Grande do Sul já desalojaram uma a cada 20 pessoas no…

5 horas ago

Trump lidera pesquisas em 5 dos 6 estados-chave nos EUA

Novas pesquisas apontam que Donald Trump está à frente do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em…

5 horas ago

Enchentes no RS: Lula cobra coordenação de falas e ações de seus ministros

Durante uma reunião de emergência nesta segunda-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva…

5 horas ago

As gangues das fake news vão escapar de novo? Por Moisés Mendes

Uma informação para estragar o ânimo dos otimistas com a chance de enquadramento dos disseminadores…

5 horas ago

Lula anuncia volta ao RS para novas medidas de apoio; saiba o que já foi feito

Nesta segunda-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou sua intenção de…

6 horas ago

Domingão de Huck, com apoio ao RS, derrapa na audiência

A transmissão especial do Domingão com Huck em apoio às vítimas da tragédia no Rio…

6 horas ago