Papa, Macron e discurso no show do Coldplay: o roteiro de Lula na Europa

Atualizado em 19 de junho de 2023 às 5:52
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Papa Francisco. Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca na noite desta segunda-feira (19) para uma visita à Europa, onde terá uma agenda intensa nos próximos dias. Durante sua estadia, Lula participará de reuniões e tem em seu roteiro um encontro com o Papa Francisco, no Vaticano.

Os diálogos abordarão temas como políticas sociais, medidas de combate à fome e à pobreza, além de questões relacionadas ao aquecimento global. Lula também aproveitará a oportunidade para reforçar sua proposta de um plano de paz entre Rússia e Ucrânia.

Na França, o presidente brasileiro fará um discurso na plenária final da Cúpula sobre o Novo Pacto Financeiro Global, que ocorrerá em Paris nos dias 22 e 23 de junho. Em seu pronunciamento, Lula cobrará maior representatividade das nações em desenvolvimento nas decisões internacionais e destacará a necessidade de uma reforma mais ágil do sistema financeiro mundial.

Está previsto também a realização de um discurso durante o show da banda Coldplay na capital francesa, no próximo dia 22, atendendo um convite de Chris Martins, líder da banda.

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao lado de Emmanuel Macron, presidente da França. Foto: Ricardo Stuckert

O presidente também aproveitará sua estadia na França para um encontro bilateral com o presidente Emmanuel Macron, onde serão discutidos diversos temas, incluindo o acordo entre Mercosul e União Europeia, que enfrenta resistência por parte dos franceses.

A viagem de Lula para a Europa inicia nesta segunda-feira, com sua partida de Brasília com destino ao Recife. Em seguida, o presidente seguirá para Roma, capital da Itália, onde terá uma agenda com o Papa, além de encontros com o presidente do país, Sergio Matarella, e o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link 
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link