Para Eduardo Leite, evidências mostram que Bolsonaro orquestrou golpe

Atualizado em 17 de fevereiro de 2024 às 15:12
Eduardo Leite. Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), destacou que a realização de um ato na avenida Paulista pró-Bolsonaro marcado pra acontecer no domingo (25) é uma expressão legítima em uma democracia. No entanto, ele ressaltou que isso não diminui a gravidade das acusações que pairam sobre o ex-presidente.

Na semana passada, a Polícia Federal deflagrou uma operação que investiga uma tentativa de golpe liderada pelo antigo mandatário junto com seu alto escalão de governo para evitar a vitória de Lula nas urnas em outubro de 2022.

“Numa democracia é legítimo fazer qualquer ato, mas as acusações são muito graves. Olhando todo o conteúdo trazido até aqui, não é o vídeo sozinho, ou as mensagens. O conjunto da obra é bastante contundente, de que havia uma tentativa de golpe”, disse Leite, que é pré-candidato a presidente em 2026. em entrevista a coluna Painel, da Folha de S. Paulo.

Ao se posicionar sobre o tema, Leite ressaltou sua pré-candidatura à presidência em 2026, destacando sua preocupação com a estabilidade institucional do país. Ele reforçou a importância de se manter vigilante diante de quaisquer indícios que possam comprometer os pilares democráticos.

Reunião golpista de Bolsonaro com ministros e militares

Diante do cenário político, Leite enfatizou a necessidade de se promover o diálogo e o respeito às instituições democráticas. No entanto, não é a primeira vez que o político divulga sua opinião política considerada “em cima do muro”. Na época do segundo turno das eleições, o governo do Rio Grande do Sul optou por não revelar seu voto em Bolsonaro ou Lula.

“Mas asseguro a vocês: votei pela democracia, pelo respeito às instituições, e votei em favor do diálogo e da capacidade de convivência fraterna”, completou.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link