Para presidente do PT, Zambelli tem que ser presa antes de escapar para a Itália

Atualizado em 3 de junho de 2025 às 22:42
Senador Humberto Costa (PT-PE). Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O presidente do PT, senador Humberto Costa (PE), declarou que a deputada Carla Zambelli (PL-SP) precisa ser presa “antes de chegar à Itália”. A parlamentar foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a dez anos de prisão e à perda do mandato. Atualmente, ela está nos Estados Unidos e planeja seguir para a Itália, país onde possui cidadania.

Nesta terça-feira, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, solicitou ao STF a prisão preventiva de Zambelli e sua inclusão na lista vermelha da Interpol. O objetivo é impedir que ela fuja da Justiça brasileira usando a proteção do passaporte italiano.

“Tem que pegá-la antes de chegar na Itália”, afirmou Humberto Costa ao Radar, ressaltando a importância de evitar que Zambelli se beneficie da cidadania europeia para escapar da extradição.

Jair Bolsonaro e a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) durante evento em Belém (PA), em 2022. Foto: Isac Nóbrega/PR

Em entrevista a um canal bolsonarista no YouTube, Zambelli afirmou que pretende continuar denunciando o STF a partir da Europa.

“Não só ficar na Itália. Quero rodar pela Itália, porque já fui para Portugal, Espanha e França (…). Quero continuar a fazer denúncias (contra o STF), só que agora da Europa”, declarou.

O caso ganhou repercussão nacional, já que a deputada tenta se proteger da condenação judicial enquanto permanece fora do país, contando com apoio financeiro de aliados.

Francine Eustaquio
Francine Eustáquio, 21. Trabalha no DCM desde 2025. Interessada em política, cultura e temas sociais, dedica-se à produção de conteúdo informativo e otimizado para o público digital. Aprecia leitura, cinema e música, além de explorar novos destinos e experiências gastronômicas nas horas vagas.