Para reverter política bolsonarista, Lula quer viajar a oito países africanos

Atualizado em 11 de junho de 2023 às 7:51
O presidente Lula com o primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva. Foto: Ricardo Stuckert

Para reverter a política externa bolsonarista de abandono à África e ampliar laços diplomáticos, o presidente Lula (PT) pretende visitar oito países do continente até o ano que vem. A informação é do jornal O Globo. Entre as nações que deverão receber o petista estão Angola, África do Sul, Moçambique, Senegal, Gana, Etiópia, Nigéria e São Tomé e Príncipe. A expectativa é de que as viagens ocorram em duas rodadas, começando em agosto.

Além desses oito países, há ainda a perspectiva de reabrir a embaixada brasileira em Serra Leoa e em Ruanda. O objetivo do governo federal é relançar as relações entre Brasil e África, que foram praticamente abandonadas pela diplomacia do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

De acordo com interlocutores, o presidente brasileiro concluiu que não basta “repetir receitas do passado” e que é necessário atualizar a diplomacia do Brasil com a África. Segundo uma fonte, o relançamento das relações brasileiras com o continente, seguindo a vertente da política de integração Sul-Sul, trará uma mistura de assistência — quando Lula, em seus dois primeiros mandatos, fazia doações de remédios para Aids, transferia tecnologia da Embrapa, entre outros acordos de cooperação sociais — com economia.

Em agosto, acontecerá a reunião do Brics em Johannesburgo (África do Sul) e, em fevereiro de 2024, a reunião dos países da União Africana, na Etiópia. Espera-se que, já em agosto, Lula tenha encontros bilaterais com diversos chefes de Estado e de governo da África às margens da reunião do bloco econômico.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Victor Gaspodini
Victor Gaspodini é jornalista, mora em Florianópolis e torce para o Avaí Futebol Clube.