Para reverter política bolsonarista, Lula quer viajar a oito países africanos

Atualizado em 11 de junho de 2023 às 7:51
O presidente Lula com o primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva. Foto: Ricardo Stuckert

Para reverter a política externa bolsonarista de abandono à África e ampliar laços diplomáticos, o presidente Lula (PT) pretende visitar oito países do continente até o ano que vem. A informação é do jornal O Globo. Entre as nações que deverão receber o petista estão Angola, África do Sul, Moçambique, Senegal, Gana, Etiópia, Nigéria e São Tomé e Príncipe. A expectativa é de que as viagens ocorram em duas rodadas, começando em agosto.

Além desses oito países, há ainda a perspectiva de reabrir a embaixada brasileira em Serra Leoa e em Ruanda. O objetivo do governo federal é relançar as relações entre Brasil e África, que foram praticamente abandonadas pela diplomacia do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

De acordo com interlocutores, o presidente brasileiro concluiu que não basta “repetir receitas do passado” e que é necessário atualizar a diplomacia do Brasil com a África. Segundo uma fonte, o relançamento das relações brasileiras com o continente, seguindo a vertente da política de integração Sul-Sul, trará uma mistura de assistência — quando Lula, em seus dois primeiros mandatos, fazia doações de remédios para Aids, transferia tecnologia da Embrapa, entre outros acordos de cooperação sociais — com economia.

Em agosto, acontecerá a reunião do Brics em Johannesburgo (África do Sul) e, em fevereiro de 2024, a reunião dos países da União Africana, na Etiópia. Espera-se que, já em agosto, Lula tenha encontros bilaterais com diversos chefes de Estado e de governo da África às margens da reunião do bloco econômico.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link