Paraíso bolsonarista, Balneário Camboriú tem nível de coliforme fecal máximo

Atualizado em 7 de fevereiro de 2023 às 22:19
Alargamento da faixa de areia em Balneário Camboriú
Alargamento da faixa de areia em Balneário Camboriú. Foto: Divulgação

Balneário Camboriú, em Santa Catarina, tem presença de coliformes fecais no nível máximo da medição feita pelo IMA (Instituto do Meio Ambiente do estado) em pontos da Praia Central. O instituto encontrou as bactérias em 4 dos 10 pontos classificados como impróprios para banho no paraíso bolsonarista. A informação é da Folha de S.Paulo.

Os quatro pontos encontrados ficam na altura das ruas 3000, 4000, 3500 e 1400 da Praia Central. Os locais passaram por uma obra de alargamento da faixa de areia e tiveram a largura ampliada de 25 para 75 metros.

As amostras foram coletadas no início de fevereiro e o órgão encontrou uma concentração máxima de 24.196 Escherichia coli para cada 100 ml de água do mar. Uma resolução do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) aponta que um ponto é considerado impróprio para banho quando há mais de 800 bactérias por 100 mililitros em mais de 20% de um conjunto de amostas.

Outros seis pontos impróprios para banho na Praia Central são Pontal Norte, rua 1001, rua 2000, Pontal Sul na rua 4900, rua 2500 e rua 51.

O IMA diz que a identificação de coliformes fecais representa “ambiente suscetível à presença de outros patógenos que podem levar a doenças como gastroenterites e viroses e outras mais graves, mas menos comuns, como hepatite, cólera e febre tifoide”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link