Paranaguá (PR) distribui ivermectina, droga propagandeada por Bolsonaro sem eficácia provada contra a covid-19

Atualizado em 19 de julho de 2020 às 10:40
Ivermectina é distrIbuída em Paranaguá

A cidade de Paranaguá, no interior do Paraná, começou a entregar ivermectina para a população na sexta-feira, dia 17, numa ação contra o coronavírus.

“Nesta primeira etapa, a medicação será entregue para pessoas com doenças pré-existentes comprovadas por meio de declaração médica atestando que é portadora da doença e também para moradores acima de 40 anos”, diz a prefeitura.

No segundo dia, 1 800 foram atendidos, segundo um vídeo picareta de propaganda.

A droga não tem eficácia comprovada.

“Eu sei que não tem uma comprovação científica ainda, mas, a eficácia da […] ivermectina, entre outros, têm aparecido e muita gente tem dito que após ter ministrado esses medicamentos passou a se sentir muito bem”, disse Bolsonaro numa de suas lives criminosas.

Ela tem sido usada como antiparasitário em humanos e também em animais, mas sob outra fórmula. É um vermífugo indicado para tratamento de sarna, lombriga e piolhos.

Em 22 de junho, a Organização Pan-Americana de Saúde divulgou um artigo afirmando que os estudos sobre ivermectina apresentam “um alto risco de parcialidade, pouca certeza de evidência e que a evidência existente é insuficiente para chegar a uma conclusão de seus benefícios e danos”.

A OMS também optou por retirá-la do estudo que patrocina.

Quando essas pessoas começarem a morrer, quem vai se responsabilizar?

Segundo dia da distribuição da ivermectina

No segundo dia de distribuição da ivermectina foram atendidos aproximadamente 1.800 parnanguaras e cerca de 10 mil comprimidos entregues.

Posted by Prefeitura de Paranaguá on Saturday, July 18, 2020