
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou em Jacarta, na Indonésia, nesta quinta-feira (23) pelo presidente Prabowo Subianto, onde viajou com o objetivo de fortalecer as parcerias estratégicas do Brasil com os países do Sudeste Asiático e ampliar a presença brasileira na região. A agenda, que vai até o dia 28 de outubro, inclui uma ida também à Malásia além de encontros bilaterais, fóruns empresariais e a participação inédita de um chefe de Estado brasileiro na Cúpula da ASEAN, em Kuala Lumpur.
“Recebido pelo presidente Prabowo Subianto, da Indonésia. Esta é a primeira visita de um presidente brasileiro a este país desde 2008”, escreveu Lula no X. O petista também afirmou que o quarto país mais populoso do mundo, com mais de 283 milhões de pessoas, exerce uma “parceria estratégica para o Brasil”.
“Nossa relação bilateral tem se aprofundado em diversas áreas, como comércio agrícola, bioenergia, defesa e desenvolvimento sustentável. Com esta visita de Estado que iniciamos hoje, fortalecemos ainda mais esta relação”, explicou o presidente.
🇧🇷🇮🇩 Recebido pelo presidente @prabowo Subianto, da Indonésia. Esta é a primeira visita de um presidente brasileiro a este país desde 2008.
A Indonésia é parceira estratégica do Brasil. O quarto país mais populoso do mundo, e a principal economia da Associação das Nações do… pic.twitter.com/f6WpygQ6aH
— Lula (@LulaOficial) October 23, 2025
O encontro marca uma nova etapa nas relações entre os dois países, com foco em cooperação econômica, agrícola, energética e de desenvolvimento sustentável.
Segundo o embaixador Everton Lucero, diretor do Departamento de Índia, Sul e Sudeste da Ásia do Itamaraty, Brasil e Indonésia figuram entre as principais lideranças do Sul Global. “A Indonésia é parceira estratégica do Brasil desde 2008 e é a terceira maior democracia do mundo, a quarta nação mais populosa e a principal economia da ASEAN. Os contatos de alto nível entre os dois países têm se intensificado nos últimos anos”, afirmou.
Durante a visita, Lula e Subianto devem aprofundar entendimentos nas áreas de comércio e agricultura, segurança alimentar, bioenergia, desenvolvimento sustentável e defesa, temas definidos no comunicado conjunto assinado durante a visita do presidente indonésio a Brasília.
O embaixador destacou ainda que o comércio bilateral entre os dois países alcançou US$ 567,8 milhões em setembro de 2025, com superávit expressivo para o Brasil. Os principais produtos exportados são farelo de soja, petróleo bruto, açúcar e melaço.