Parlamentar europeu alerta governo italiano sobre possível fuga de Bolsonaro e filhos

Atualizado em 10 de novembro de 2022 às 13:18
O presidente Jair Bolsonaro e o senador italiano Matteo Salvini – Foto: Gabinete de Matteo Salvini/Via AFP

Através de um comunicado oficial um dos líderes do movimento Europa Verde e parlamentar da Aliança Verde e de Esquerda, Angelo Bonelli, cobrou respostas do Ministério de Relações Exteriores da Itália sobre a decisão dos filhos do presidente Jair Bolsonaro (PL) de fazer gestões para garantir a cidadania italiana.

De acordo com informações do colunista Jamil Chade, do UOL, Bonelli afirmou que o temor é de que o chefe do Executivo também tenha tomado medidas no mesmo sentido, o que poderia sugerir alguma movimentação para escapar de processos no Brasil e promover uma fuga do país.

Por meio de nota, o senador disse que o processo começou em 2019 e que, “antes que comecem a criar teses mirabolantes, sair do país não é uma opção para mim”. “Fiz uma pergunta ao Ministro das Relações Exteriores Antonio Tajani para saber se a cidadania italiana solicitada pelos filhos do presidente brasileiro Jair Bolsonaro será ou não concedida”, disse. Segundo ele, “o senador Flávio Bolsonaro foi acusado de usar funcionários fictícios para inflar sua renda quando era deputado estadual no Rio de Janeiro”.

“Uma prática generalizada na família, segundo os investigadores: de 1990 até hoje, os Bolsonaros compraram 107 apartamentos, metade dos quais em dinheiro. O terceiro filho, Eduardo Bolsonaro, agora deputado, está envolvido no caso da “milícia digital”, afirmou.

Ele também destacou a devastação da Floresta Amazônica feita por Bolsonaro e seu partido. “Na pergunta lembrei que, apesar da proximidade de Bolsonaro, tanto à primeira-ministra Georgia Meloni quanto ao Vice-Primeiro Ministro, Matteo Salvini, que reafirmaram seu apoio a ele nas eleições de quinze dias atrás, ele e seu partido foram responsáveis pela devastação da Floresta Amazônica e pela violação dos direitos humanos e, por isso, ele está em julgamento por crimes contra a humanidade, com o Senado brasileiro iniciando um “estado de acusação”.

“Se Bolsonaro também tivesse pedido a cidadania italiana, haveria um sério risco de que a família, em relação aos julgamentos envolvendo o presidente, quisesse usá-la para evitar ser julgada pelos tribunais”, alertou. “Isso seria inaceitável”, conclui Bonelli.

Na última segunda-feira (7), os filhos do ex-capitão, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o deputado Eduardo (PL-SP) Bolsonaro foram até a embaixada da Itália em Brasília para adiantar o processo de obtenção de cidadania italiana.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clicando neste link