Participação de Datena em programa eleitoral gratuito de Cesar Maia causa atrito com a Band

Atualizado em 6 de setembro de 2018 às 15:31


Segundo o Noticias da TV, o apoio do apresentador José Luiz Datena à candidatura do ex-governador Cesar Maia ao Senado Federal repercutiu mal dentro da Band. O titular do Brasil Urgente e do Agora É Domingo apareceu ontem (5) no horário eleitoral do Rio de Janeiro pedindo votos ao político de seu partido, o Democratas. No início da tarde desta quinta (6), Datena foi chamado para uma reunião com José Emílio Ambrósio, diretor Artístico e de Conteúdo.

A participação de Datena na propaganda política surpreendeu diretores das áreas Artísticas e de Jornalismo da Band, que não sabiam se o apresentador tinha autorização da emissora para fazer campanha. Eles foram questionados nas redes sociais assim que vídeo do apoio a Cesar Maia começou a circular. Alguns defenderam que o jornalista deveria ser suspenso de seus programas.

No vídeo, Datena diz: “Chega! Basta de brincandeira e de aventura. Chegou a hora neste momento de confiar em quem sempre este ao seu lado. Este homem é o Cesar. Cesar Maia”. Nas redes sociais, o apresentador, que quase foi candidato a senador por São Paulo, foi comparado ao personagem Deputado Fortunato, intepretado André Mattos no filme Tropa de Elite 2 (2010).

Datena, no entanto, não cometeu nenhum crime eleitoral, uma vez que manifestou apoio dentro do horário reservado ao Democratas. Também não houve descumprimento de norma editorial, já que a Band não proíbe expressamente seus jornalistas de se envolverem com campanhas, diferentemente da Globo.

A emissora apenas exige, em cláusula contratual, que seus colaboradores peçam autorização para cederem suas imagens ou vozes para conteúdos veiculados fora da Band, caso de comerciais ou de propagandas eleitorais. Datena negocia essas autorizações diretamente com Johnny Saad, presidente da Band.

Procurada, a Band não comentou o assunto.