Partido de Bolsonaro elege maior bancada da Câmara e fica com 99 deputados

Atualizado em 3 de outubro de 2022 às 6:58
Jair Bolsonaro e símbolo do Partido Liberal
Foto: PR/Alan Santos e Divulgação/PL

O Partido Liberal (PL), partido do presidente Jair Bolsonaro, conseguiu eleger pelo menos 23 deputados nas eleições de domingo (2), chegando a obter 99 deputados e se tornando a maior bancada eleita na Câmara dos Deputados nos últimos 24 anos.

Somente em 1998 tantos parlamentares de apenas um partido se encontravam na Câmara. Na época de reeleição do Fernando Henrique Cardoso (PSDB), 106 deputados eram do PFL, partido que atualmente originou os Democratas e depois a União Brasil.

Mas, ainda que muitos deputados do PL tenham sido eleitos, a força de Bolsonaro (mesmo se eleito) deve ficar a mesma devido as cadeiras dos partidos que fazem parte das coalizões como o PSB, aliado de Lula e opositor de Bolsonaro, e o PP, partido do centrão.

27 senadores, que representam um terço do senado, também foram eleitos neste domingo, sendo um para cada estado, incluindo o DF (Distrito Federal). O PL foi consolidado com o partido com a maior bancada, sendo formada por 81 senadores, passando a ocupar 14 cadeiras em 2023 – 5 a mais desde a última vez.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link