Partido Liberal lança candidato nazista em Santa Catarina; “Professor Wander” ficou conhecido por piscina com suástica

“Professor Wander” e sua famosa piscina

Por Caique Lima

Na eleição de 2020, o Partido Liberal lançará como candidato a vereador em Pomerode (SC) “Professor Wander” (58), professor de história e nazista.

Wandercy Antônio Pugliesi é dono da piscina com uma suástica ao fundo, caso que tomou repercussão internacional em 2014. A piscina foi fotografada por um piloto de helicóptero durante uma operação policial.

Mas antes mesmo do caso tomar as manchetes, o professor já era conhecido por ser adepto ao nazismo.

Em 1994, o Fantástico, da TV Globo, mostrou a coleção de objetos relacionados ao nazismo. À época, ele se declarou admirador da ideologia.

No ano seguinte (1995), ele exibiu essa mesma coleção no Zero Hora como um “neto de Hitler” e “devoto declarado”.

Capa do Zero Hora mostra o Wandercy como “Neto de Hitler”

A coleção do professor foi apreendida em 1998 pelo MPF. Segundo o órgão, ele colecionava livros, quadros, revistas, fotografias, cartões postais, gravuras do exército alemão, objetos com a cruz suástica e uma camiseta com uma estampa com a figura de Hitler e usava tudo isso para propagar ideias neonazistas.

Wandercy tentou recuperar a coleção que, segundo ele, faz parte de uma coletânea sobre a história mundial. O TRF-4 negou, deixando claro que a fabricação, comercialização, distribuição ou veiculação de materiais destinados à divulgação do nazismo é ilícita.

O NSC mostrou em 2014 que alunos do “Professor Wander” disseram que ele é dotado de “preconceitos latentes” e “opiniões peculiares”.

Além disso, ele batizou seu filho como Adolf Roders Pugliesi.

O DCM solicitou uma manifestação sobre a candidatura ao Partido Liberal, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.

O jornalismo do DCM precisa de você para continuar marcando ponto na vida nacional. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado!