Partido Modi deve ganhar com folga na índia na maior eleição do mundo

Atualizado em 1 de junho de 2024 às 23:40
Eleições na Índia 2024. Imagem: Reprodução.

A aliança liderada pelo partido do primeiro-ministro indiano Narendra Modi, o BJP (Partido do Povo Indiano), deve vencer as eleições com ampla margem e aumentar sua maioria na Lok Sabha, a Câmara Baixa da Índia, de acordo com as principais pesquisas de boca de urna divulgadas neste sábado (1º). Os resultados oficiais serão anunciados em 4 de junho.

Em 2019, o BJP obteve 303 dos 543 assentos no Parlamento, superando os 272 necessários para a maioria simples. Juntamente com a Aliança Democrática Nacional (NDA), a coalizão liderada pelo BJP alcançou 352 votos.

Como aponta a Folha de S.Paulo, nas atuais eleições, a aliança do premiê Modi pode conquistar de 353 a 401 cadeiras, como também apontam pesquisas de boca de urna. Já o bloco de oposição, India, liderado pelo partido do Congresso, que obteve 91 assentos em 2019, é estimado a conquistar de 125 a 182 desta vez.

Posto isso, o Modi, que está no poder desde 2014, conquistaria seu terceiro mandato com endosso enfático dos eleitores a sua agenda que combina nacionalismo hindu e tendências autocráticas com investimento em infraestrutura e ampliação de programas sociais.

“Se o primeiro-ministro Modi ganhar pela terceira vez, como indicam as pesquisas, será um feito sem precedentes”, declarou o consultor político Apurv Kumar Mishra, que faz parte do Conselho de Assessores Econômicos do primeiro-ministro, à Folha de S.Paulo.

“Ele será o primeiro premiê depois de Nehru [Jawaharlal Nehru, que era primeiro-ministro na declaração de independência do país, em 1947] a ganhar três mandatos consecutivos; seria um apoio claro à estabilidade e daria a ele capital político para implementar sua meta de tornar a Índia um país desenvolvido até 2047.”, continuou.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link