Partidos defendem CPMI sobre negligência do governo na pandemia

Atualizado em 24 de julho de 2020 às 9:52
Bolsonaro e Pazuello

PUBLICADO NA REDE BRASIL ATUAL

Líderes de partidos de oposição defendem a instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para apurar o desleixo do governo Bolsonaro no enfrentamento da pandemia.

Os presidentes do Cidadania, PDT, PSB, PV e Rede Sustentabilidade divulgaram nota nesta quinta-feira (23) em que tomam dados do Tribunal de Contas da União (TCU) para fundamentar o pedido.

Jair Bolsonaro e Eduardo Pazuello (ministro interino da Saúde) retiveram nos cofres federais 71% dos recursos que deveriam ser destinados ao combate da doença, enquanto ela avançava, sobrecarregando o SUS e levando à falta de UTIs, EPIs e respiradores, e matava mais de 83 mil brasileiros, incluindo mais de 200 profissionais da saúde”, afirmam os partidos.

Nesta quinta-feira, o presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar o isolamento social como estratégia de enfrentamento ao novo coronavírus. O dia registrou 84 mil mortos pela covid-19. Em 24 horas o país teve 1.311 mortes, patamar que se mantém há semanas.

País de miseráveis

Nas redes sociais, Bolsonaro, que teve testes positivos para a doença, afirmou que se o isolamento social adotado por estados e municípios para frear a disseminação da doença continuar o Brasil vai se tornar um país de miseráveis.

Bolsonaro também voltou a defender o uso da hidroxicloroquina, enquanto um novo estudo científico sobre a medicação afirmou mais uma vez sua ineficácia para a covid-19. O presidente foi fotografado mostrando uma caixa de medicamento para uma das emas que são mantidas no Palácio do Alvorada, a residência oficial do presidente. Na semana passada, Bolsonaro também apareceu para a mídia com as emas do palácio.

Confira a nota dos partidos

São gravíssimos e exigem a instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) os fatos apontados em relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a desídia do Governo Federal no trato da pandemia de Covid-19. Jair Bolsonaro e Eduardo Pazuello retiveram nos cofres federais 71% dos recursos que deveriam ser destinados ao combate da doença, enquanto ela avançava, sobrecarregando o SUS e levando à falta de UTIs, EPIs e respiradores, e matava mais de 83 mil brasileiros, incluindo mais de 200 profissionais da saúde.

Bolsonaro sabotou todas as medidas de contenção da pandemia, estimulando a crença em remédios comprovadamente ineficazes e o desrespeito ao isolamento social. Naquela fatídica reunião ministerial, manifestou inclusive o desejo de armar a população contra governadores e prefeitos, os mesmos a quem se destinava a maior parte dos R$ 39 bilhões em recursos emergenciais contra a pandemia.

Como presidentes das duas Casas que representam os interesses legítimos da população e dos Estados, o deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ) e o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) precisam deixar de lado a confortável posição de diálogo estabelecido com o governo. Têm de assumir o papel que cabe ao poder político do país e, ouvindo o mais importante instrumento de fiscalização de atos do Executivo, uma CPMI, chamar o Palácio do Planalto e o Ministério da Saúde às suas responsabilidades.

Se a não liberação dos recursos teve, além da desídia, ação dolosa de retaliação a adversários políticos, contribuindo para a morte de milhares de inocentes, será ainda o caso de levar seus perpetradores ao Tribunal Penal Internacional de Haia. Nós, dirigentes dos partidos abaixo assinados, estamos recomendando às nossas bancadas no Senado Federal e na Câmara dos Deputados que se associem aos demais partidos a fim de ultimar a coleta de assinaturas para imediata instalação de uma CPMI. Chega de omissão. CPMI já.

Roberto Freire

Presidente Nacional do Cidadania

Carlos Lupi

Presidente Nacional do PDT

Carlos Siqueira

Presidente Nacional do PSB

José Luiz Penna

Presidente Nacional do PV

Pedro Ivo

Pela REDE Sustentabilidade