Partidos que disputam presidência do Peru apontam fraudes em cédulas de papel

Atualizado em 6 de junho de 2021 às 21:48

 

Do Brasil de Fato:

Os partidos que disputam a presidência do Peru neste segundo turno, Perú Libre, do professor Pedro Castillo, e o Fuerza Popular, de Keiko Fujimori, foram às redes sociais para apontar irregularidades em cédulas de votação, durante o pleito deste domingo, (6).

Segundo a ONPE (Organização Nacional de Processos Eleitorais), responsável por organizar e fiscalizar as votações, a entidade recebeu denúncias de que observadores (personeros) encontraram cédulas marcadas nas seções eleitorais.

Na cidade de Tumbes, no noroeste do Peru, um observador do partido Fuerza Popular marcou três cédulas de votação quando ia assiná-las.

“Um observador, no momento de assinar as cédulas (atribuição que corresponde a ele), também marcou três destas cédulas. Imediatamente nosso pessoal solicitou apoio do Ministério Público e da Polícia do Peru e a pessoa foi detida. Foram utilizadas cédulas reservas disponíveis na seção eleitoral”, confirmou o órgão.

O Peru ainda utiliza cédulas de votação em papel e urnas. Para este pleito foram impressas 25 milhões de cédulas.

Já o partido de Keiko Fuijimori, acusa um observador do Perú Libre, de marcar, à lápis, 256 cédulas de votação com as siglas do partido. O ONPE também afirmou que a pessoa foi detida e o caso será investigado.

O partido do candidato Pedro Castillo, Perú Libre, afirmou em nota, que as cédulas marcadas, encontradas na cidade de Chiclayo foram, na verdade, marcadas por inscrições do partido Fuerza Popular. “Pedimos à ONPE que emita comunicados objetivos e que digam a verdade, já que sua atuação nesse caso é apressada e questionável”, diz a nota.

Segundo o partido, as informações difundidas por meios de comunicação peruanos “tentam prejudicar nossa organização política”.

A sigla de Fujimori não havia se manifestado até o fechamento desta reportagem.

As eleições deste domingo começaram por volta das 7h da manhã (9h pelo horário de Brasília) e tem horário previsto para se encerrar às 19h (21h no horário de Brasília).

Além das alegações de cédulas rasuradas, outras ocorrências foram registradas neste domingo.

Segundo Richar Huayaquispe, coordenador de apoio do movimento Perú Libre, apoiadores de Fujimori foram flagrados distribuindo panfletos em favor da candidata. A prática é ilegal no país a partir de 24 horas antes das eleições.