“Passou do ponto”: Ciro causa racha no PDT com ataques a Lula

Atualizado em 13 de setembro de 2022 às 13:44
O candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes – Foto: Adriano Machado/Reuters

Os frequentes ataques feitos pelo candidato Ciro Gomes (PDT) ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), seu adversário na campanha à Presidência da República, causou um racha interno no PDT, partido do ex-governador do Ceará.

Segundo o site o Metrópoles, nos bastidores, pedetistas mais à esquerda procuraram a cúpula nacional da legenda para reclamar da postura bélica do presidenciável em relação a Lula. O grupo é composto por integrantes do PDT que são simpáticos ao petista. São esses também que pretendem fazer campanha para o ex-presidente na segunda etapa do pleito.

Essa ala do partido avalia que Ciro “passou do ponto” nos ataques. Eles destacam que esse “radicalismo” fará eleitores mais à esquerda do pedetista migrarem para Lula já no primeiro turno e acreditam que esses ataques poderão atrapalhar as negociações do partido para ocupar ministérios num eventual governo do petista.

“O Ciro aposta todas as fichas na conquista dos antipetistas. Mas essa estratégia é de improvável sucesso, pois, o antipetismo, à essa altura, se decide cada vez mais por (Jair) Bolsonaro”, avaliou um integrante do PDT ao Metrópoles.

Apesar disso, Ciro conta também com apoio de lideranças do PDT que aprovam esses ataques, e que são adversárias do PT em seus estados. Eles afirmaram que irão trabalhar para que a legenda fique neutra num eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link