Televisão e garantias: Como a FIB Bank é ligada a pastor Valdemiro Santiago

Atualizado em 25 de agosto de 2021 às 19:34
Valdemiro Santiago e FIB Bank
Valdemiro Santiago e sua ligação com a FIB – Foto: Reprodução

A FIB Bank Garantis foi utilizada pela Igreja Mundial do Poder de Deus, do pastor Valdemiro Santiago. A entidade religiosa arrastou uma dívida de R$ 12 milhões cobrada na Justiça em SP. A empresa é responsável também pelo contrato bilionário da vacina Covaxin no governo Bolsonaro.

Uma ação judicial afirmou que a carta de fiança usada pela igreja e emitida pela garantidora era inidônea. E também sem lastro para o pagamento da dívida. Isso significa que houve fraude de credores detectada pela Justiça e levada ao conhecimento do MPF.

A FIB Bank afirmou para Folha que a carta foi rejeitada pela Justiça. Sendo assim, o documento emitido para a igreja foi cancelado.

Bolsonarista, Valdemiro Santiago acompanhou o presidente em julho na alta médica. A igreja dele tem uma parceria com a Rede Brasil de Televisão. O dono do canal é o empresário Marcos Tolentino da Silva. Ele é apontado como sócio oculto da FIB Bank.

Leia mais:

1 – Aguinaldo Silva critica Beyoncé e é detonado por artistas

2 – Loteria: Confira o resultado da Mega-Sena 2.403 desta quarta (25)

3 – Loteria: Confira o resultado da Lotofácil 2307 desta quarta (25)

FIB Bank e CPI da Covid

A FIB Bank entrou nas investigações da CPI da Covid no Senado. A comissão quebrou sigilos da empresa e convocou Tolentino para depor. Roberto Pereira Ramos Jr também foi chamado para depor. Ele é presidente formal da empresa.