Destaques

Pastores angolanos rompem com direção brasileira da Igreja Universal, acusada de desvio de dinheiro e até racismo

Igreja Universal do Reino de Deus em Angola © IURD

Publicado originalmente no site RFI

POR LÍGIA ANJOS

Em um movimento sem precedentes, bispos e pastores angolanos da Igreja Universal do Reino de Deus anunciaram nesta terça-feira (23) uma ruptura com a liderança brasileira da instituição devido a “muitos crimes”, entre eles, racismo e desvio de dinheiro. Os religiosos angolanos invadiram dezenas de templos na capital Luanda e em outras cidades do país e divulgaram um manifesto contra a direção da instituição no Brasil.

Em entrevista exclusiva à RFI, o pastor angolano Silva Matias afirmou que a ruptura aconteceu porque “muitos crimes e muitas irregularidades têm sido cometidos pela liderança brasileira”. Entre as denúncias, Matias cita o racismo por parte dos membros da instituição no Brasil, entre eles, o bispo Edir Macedo, chefe da Igreja Universal.

“Em uma reunião fechada, uma conferência que ele fez conosco, ele disse que nós, pretos, temos essa aparência porque nossos ancestrais, nossas mães, quando concebiam, tinham muito contato com macacos. Isso foi uma tremenda aberração e uma autêntica falta de respeito, vindo dessa pessoa que é líder fundador da igreja”, afirma.

O pastor angolano também acusa o bispo brasileiro Honorilton Gonçalves, ex-vice-presidente da TV Record de racismo. “Sabemos que ele, um homem branco, trata os negros com desdém”, reitera.

Matias também refuta as declarações de Gonçalves, que afirmou que os angolanos que se rebelaram não são mais religiosos. “Nós não somos ‘ex-pastores’ porque a igreja foi tomada a nível nacional. De Cabinda a Cunene, as 18 províncias foram tomadas porque os pastores já não se vêem na gestão brasileira”, declarou à RFI.

Na segunda-feira (22), um grupo de religiosos de Angola tomou o controle de 35 templos da Igreja Universal do Reino de Deus em Luanda e cerca de 50 outras filiais da instituição em outras províncias do país, como Cabinda e Cunene. Matias afirma que os angolanos recusam “qualquer tipo de negociação” com a sede no Brasil.

Segundo ele, não há nenhuma possibilidade que os pastores e bispos angolanos reatem com a gestão brasileira. Os religiosos acusam a sede da Igreja Universal do Reino de Deus de desviar recursos para o exterior, discriminar funcionários locais e de promover a esterilização de sacerdotes africanos.

Segundo o grupo rebelado, a instituição passou a ser denominada de Igreja Universal de Angola. A liderança ficará a cargo do bispo Valente Bezerra Luiz, até então vice-presidente da igreja no país. Os angolanos afirmam ter o controle de 42% dos templos.

Práticas “criminosas”

Em comunicado publicado no Facebook, a Igreja Universal do Reino de Deus afirma que foi invadida em algumas localidades por “ex-pastores desvinculados da instituição por práticas e desvio de condutas morais e em alguns casos criminosas contrárias aos princípios cristãos”. O documento classifica a atitude dos religiosos angolanos de “práticas criminosas”.

Segundo a nota, os bispos e pastores rebelados foram “tomados por um sentimento de ódio” e realizaram “ataques xenófobos”. “Agrediram e feriram pastores, esposas de pastores e funcionários, usando a violência com objetivo de tomar de assalto a igreja com propósitos escusos”, afirma o comunicado.

A nota também apela a “comunidades competentes” para que resolvam o problema. Segundo o post, a Igreja Universal do Reino Deus está oficialmente em Angola desde 1992, e conta atualmente com 512 pastores: 419 Angolanos, 65 Brasileiros, 24 Moçambicanos e 4 São-tomenses.

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Denúncia da PGR revela que bolsonaristas do 8/1 planejavam “tomada de poder”

Uma nova denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Shirley Faethe de Andrade, envolvida nos…

1 hora ago

DCM ao Meio-Dia: STF nega progressão de pena para deputado bolsonarista

https://www.youtube.com/watch?v=2ZrjrKmq6yc Professor Viaro faz o giro de notícias e entrevista o advogado Paulo Ricardo Paes…

1 hora ago

Navegação ilegal faz ilha desaparecer em reserva ambiental no Pará; entenda

Uma investigação da Polícia Civil do Pará apontou que a passagem de lanchas de praticagem…

2 horas ago

Mãe de dono do Porsche é coautora de um crime, diz polícia; saiba qual

A Polícia Civil de São Paulo identificou Daniela Cristina de Medeiros Andrade, mãe de Fernando…

2 horas ago

Quem cortou luz no dia do golpe? Por Lúcio de Castro

Lúcio de Castro Oito de janeiro de 2023. Eram 21h30 quando uma torre de energia…

2 horas ago

Indicação ao TST deixa Lula entre Lira, Pacheco e aliados no Congresso

A indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a vaga de ministro…

2 horas ago