Conheça os pastores que estão controlando o Ministério da Educação

Atualizado em 22 de março de 2022 às 13:01
Bolsonaro com pastores no Palácio do Planalto
Bolsonaro recebe os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura no Palácio do Planalto em evento no dia 18 de outubro de 2019
Créditos: Carolina Antunes/PR

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, que é pastor presbiteriano, tem permitido que religiosos ligados a ele controlem o ministério. Segundo reportagem do Estadão, formou-se um gabinete paralelo composto por pastores que não têm vínculo nenhum com a administração pública nem com o setor de ensino.

Quem lidera o grupo são os pastores Gilmar Silva dos Santos, presidente da Convenção Nacional de Igrejas e Ministros das Assembleias de Deus no Brasil, e Arilton Moura, assessor de Assuntos Políticos da entidade. Eles têm participado de reuniões fechadas para discutir as prioridades da pasta e até o uso da verba destinada à educação no Brasil.

Gilmar e Arilton estiveram em pelo menos 22 agendas oficiais no MEC nos últimos 15 meses. 19 delas contaram com a presença do ministro. Na agenda oficial de Ribeiro, as reuniões são descritas como de “alinhamento político”. Os pastores atuam como lobistas, viajando em voos da FAB e abrindo as portas do gabinete de Ribeiro para prefeitos e empresários.

LEIA MAIS:

1 – MP pede que TCU investigue influência de pastores evangélicos no MEC

2 – Quais são os partidos mais favorecidos por pastores no MEC de Bolsonaro

3 – Quem é a prefeita que recebeu repasses do MEC em prazo recorde com ajuda de pastores

Quem são os pastores que controlam o MEC

Os dois líderes religiosos têm proximidade com Bolsonaro desde o primeiro ano do governo. Eles participaram, em 18 de outubro de 2019, de um evento no Palácio do Planalto com o presidente e ministros. Já em 10 de fevereiro do ano passado, estiveram ao lado de Milton Ribeiro e do presidente em evento no MEC com 23 prefeitos.

Gilmar comanda a igreja Ministério Cristo para Todos, em Goiânia (GO), ligada à Assembleia de Deus. Ele nasceu em São Luís do Maranhão, estado que possui a maior articulação do MEC com prefeitos. O Maranhão teve 94 municípios atendidos com 267 empenhos para transferências do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) no ano passado.

Em maio passado, ele afirmou que era o responsável por garantir verbas para prefeituras. A declaração ocorreu em uma viagem de Milton ao município de Centro Novo do Maranhão. “Estamos fazendo um governo itinerante, principalmente através da Secretaria de Educação, levando aos municípios os recursos, o que o MEC tem, para os municípios”, disse.

Pastor Gilmar Santos tem mais de 150 mil seguidores nas redes

Pastor Gilmar Santos
Pastor Gilmar Santos pregando no Ministério Cristo para Todos

Com forte presença nas redes sociais, Gilmar Santos diz que está há “40 anos pregando o Evangelho”. Com mais de 150 mil seguidores no Instagram, ele usa a plataforma para publicar vídeos de suas pregações. O pastor canta, bate no peito e convoca os fiéis a sentirem a chama do Espírito Santo.

Santos também é diretor do Instituto Teológico Cristo para Todos, que oferece cursos de teologia para “formar líderes para servirem ao reino de Deus”. Ele já palestrou em Congressos, Simpósios, Cruzadas e Convenções nas 27 unidades da Federação.

Arilton Moura, aparentemente, não possui um perfil oficial nas redes sociais. Também nascido no Maranhão, ele é assessor de Assuntos Políticos da Convenção Nacional de Igrejas e Ministros das Assembleias de Deus no Brasil.

Milton Ribeiro participou de eventos com o pastor Gilmar Santos

Milton Ribeiro e Gilmar Santos
Milton Ribeiro e Gilmar Santos

O ministro Milton Ribeiro aparece em vídeos e em eventos religiosos ao lado de Gilmar. Em um áudio obtido pela Folha de S.Paulo, ele diz que atende a pedidos de Gilmar e Arilton para liberar verbas para prefeituras, por orientação de Jair Bolsonaro.

Desde 2021, os dois negociam benefícios para municípios cujos prefeitos são ligados à igreja. Gilmar e Arilton não têm cargo no ministério, apesar de exercerem tanto poder sobre a pasta. Com suas intermediações, eles têm o poder de garantir a liberação de verbas para a construção de escolas ou quadras esportivas em questão de dias.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link