Pastores lobistas foram mais de 100 vezes ao MEC no governo Bolsonaro

Atualizado em 26 de abril de 2022 às 20:14
Pastores lobistas
Gilmar Santos e Arilton Moura ao lado de Bolsonaro
Foto: Carolina Antunes/PR

Os pastores Arilton Moura e Gilmar Santos, protagonistas do escândalo do gabinete paralelo no Ministério da Educação, foram 127 vezes ao MEC e ao FNDE durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).

Conforme dados obtidos pela Folha de S.Paulo por meio da Lei de Acesso à Informação, Arilton esteve 90 vezes no MEC e 21 no FNDE. Gilmar foi à pasta em 13 oportunidades e compareceu três vezes no FNDE.

A primeira visita de Arilton ao MEC aconteceu em agosto de 2019, a última foi registrada em 4 de março deste ano. Gilmar realizou a primeira visita ao Ministério em dezembro de 2020 e a última em dezembro de 2021.

No Palácio do Planalto, Arilton Moura esteve 35 vezes desde o início do governo Bolsonaro, enquanto Gilmar foi dez vezes ao local.

Prefeitos de algumas cidades disseram que os pastores pediam propina para intermediar a distribuição da verba. Eles confirmaram essa versão durante audiência na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado.

O escândalo ganhou proporção após o áudio divulgado pela Folha de S.Paulo em que o então ministro do MEC, Milton Ribeiro, fala em priorizar colegas do pastor Gilmar a pedido de Bolsonaro. “Foi um pedido especial que o presidente da República fez para mim sobre a questão do [pastor] Gilmar”, disse Ribeiro.

“Porque a minha prioridade é atender primeiro os municípios que mais precisam e, em segundo, atender a todos os que são amigos do pastor Gilmar”, afirmou.

Os pastores são investigados pela Polícia Federal sob a suspeita de pedir propina para liberar recursos do MEC a prefeituras. Eles negam a prática de qualquer irregularidade.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link